Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Ciranda é referência cultural

Festival anual de cirandas é atração de moradores e milhares de visitante em agosto

A Ciranda de Manacapuru é a segunda maior festa popular do Amazonas, mas com uma identidade local bem definida. Foto: Euzivaldo Queiroz

A Ciranda de Manacapuru é a segunda maior festa popular do Amazonas, mas com uma identidade local bem definida. Foto: Euzivaldo Queiroz

No último final de semana do mês de agosto, o Festival de Ciranda de Manacapuru atrai milhares de visitantes e moviventa o município localizado às margens do rio Solimões, a 84 quilômetros em linha reta de Manaus.

Promovido pelas Cirandas Grêmio Recreativo Flor Matizada, Associação Folclórica Unidos dos Bairros (Tradicional) e Grupo Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura, a festa tem o apoio da Prefeitura de Manacapuru e Governo do Estado do Amazonas.

“O Festival da Ciranda de Manacapuru foi incorporado ao calendário do nosso município e é esperado tanto pelos turistas quanto pelos moradores, pois movimenta toda a economia local”, afirma o professor, morador da princesinha do Solimões, Sérgio Araújo.

Origens

Há relatos de que a ciranda, dança originária de Portugal, foi apresentada em Manacapuru pela primeira vez nos anos 80, dançada por um grupo de crianças numa festa junina do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, centro do município.

Ao longo dos anos, foram surgindo grupos de ciranda que foram se profissionalizando e transformando Manacapuru na “Terra da ciranda”.

A cidade possui um “Cirandódromo”, espaço para realização do Festival anual, localizado no “Parque do Ingá”, entrada da cidade . Elementos de sincretismo cultural foram incorporados ao festival que hoje é uma manifestação popular que traz além da dança, elementos da origem do povo, das lendas, bem como novas músicas e ritmos diferenciados.

PONTOS

Curiosidades do Festival O Festival de Cirandas foi criado em 1997, instituindo de uma vez por todas a ciranda como parte fundamental do folclore. Anualmente, o evento atrai cerca de 50 mil pessoas de diversas partes do País;

Dentre os elementos mais celebrados estão a cirandeira bela, o apresentador, os cantores e o cordão de entrada.