Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Embrapa Amazônia Ocidental oferece 51 novas bolsas de pesquisa para estudantes

Os estudantes interessados devem se inscrever entre 16 e 27 de junho, acessando ao o edital na página inicial do site www.cpaa.embrapa.br

Estudantes bolsistas da Embrapa

Estudantes bolsistas da Embrapa (Bruno Kelly)

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) lançou, nesta semana, edital de abertura do processo seletivo para oferta de 51 novas bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos de graduação. A seleção é para o período 2014-2015 e tem calendário de inscrições disponível entre os dias 16 e 27 de junho. 

Os estudantes interessados devem acessar o edital na página inicial do site da Unidade – www.cpaa.embrapa.br . No documento estão todas as regras que orientam o processo seletivo, como prazos, procedimentos e documentos necessários, além das áreas disponíveis e seus respectivos orientadores. No mesmo local o aluno ainda encontra os formulários de inscrição, do plano de trabalho e do currículo Lattes do orientador, assim como as normas técnicas para redação e preenchimento dos documentos. 

Dúvidas e Informações 

O candidato pode tirar dúvidas sobre o processo seletivo por meio do Setor de Gestão de Pessoas (SGP) da Embrapa Amazônia Ocidental, com a analista Deise Maria Pessoa de Souza. O telefone para contato é o 3303 7833, o e-mail é o deise.souza@embrapa.br e o endereço é rodovia AM 010, km 29, zona rural. O deslocamento até a Unidade pode ser feito por transporte público, através da linha de ônibus 430 ( Colônia Japonesa – T1 – Centro). 

Áreas Disponíveis 

Os candidatos poderão concorrer às bolsas nas seguintes áreas: agroclimatologia; agroecologia; agrofloresta; caracterização de recursos florestais para uso múltiplo; ciência do solo; cultura de tecidos de plantas; desenvolvimento rural; economia rural e agronegócio; engenharia de software, inteligência artificial, sistemas de informação e Data Warehouse; entomologia; fertilidade do solo; fisiologia reprodutiva de peixes nativos; fitopatologia; fitoquímica; fitotecnia; forragicultura e pastagens voltadas à integração Lavoura-Pecuária-Floresta; genética e biologia molecular; georreferenciamento; horticultura; manejo e física do solo; manejo florestal; melhoramento genético; melhoramento vegetal; microbiologia agrícola; nutrição de peixes; nutrição de plantas; olericultura; piscicultura; plantas medicinais; plantios florestais; polinização; propagação vegetativa; recursos genéticos e melhoramento de plantas; sanidade de espécies aquícolas; sanidade de peixes; silvicultura; sistemas agroflorestais; sociologia rural, desenvolvimento agropecuário, meio ambiente, desenvolvimento territorial, agricultura familiar e sustentabilidade; tecnologias de sementes florestais. 

Programa de Iniciação Científica 

O Programa de IC da Embrapa Amazônia Ocidental conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), e da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), por meio do Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas). Das 51 bolsas disponibilizadas, 40 são financiadas pelo Paic e 11 pelo Pibic.

Para o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e coordenador do Cibe (Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários), Jony Dairiki, o investimento nos estudantes, desde cedo, pode render bons frutos. “A iniciação científica é muito importante para estes jovens. É o primeiro passo e é fundamental para incentivar que eles continuem nesta caminhada e se tornem futuros pesquisadores”, destacou. 

*Com informações da assessoria