Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Exército e Prefeitura inauguram nova praça do Cigs

A reforma, parte da comemoração dos 50 anos do Cigs, contemplou a construção de uma academia ao ar livre e uma quadra de streetball

Prefeito em visita ao Cigs para discutir reforma do viveiro

Prefeito em visita ao Cigs para discutir reforma do viveiro (Divulgação)

A praça Coronel Jorge, antiga praça do Cigs, será entregue à população nesta sexta-feira (29) depois de reforma feita pelo Exército Brasileiro juntamente com a Prefeitura de Manaus. A reforma, parte da comemoração dos 50 anos do Centro de Instruções de Guerra na Selva (Cigs), contemplou a construção de uma academia ao ar livre e uma quadra de streetball.

Em visita ao Cigs, o prefeito Arthur Virgílio Neto conheceu as proposta de reforma do zoológico da unidade, que envolve a criação de um Aquário Público e da Oca do Conhecimento Ambiental, e garantiu que a prefeitura também irá contribuir na requalificação do espaço. Na ocasião, o prefeito recebeu das mãos do coronel Alfredo Dias, comandante da unidade, o selo comemorativo dos 50 anos do Centro de Instrução.

Histórico do zoológico

O zoológico do Cigs é um local destinado à manutenção de coleções de animais com a finalidade de exibição, preservação, reprodução e educação ambiental, voltado para a rica fauna e flora presentes na Região Amazônica.

O zoológico surgiu em 1967 para atender as atividades de ensino do Centro. Desde o princípio, funcionou como uma ligação entre a população amazonense e o Exército. Atualmente, o acervo é composto por 186 animais de 49 espécies, dentre aves, mamíferos e répteis, muitos ameaçados de extinção. Possui, também, uma sala entomológica com diversos insetos do bioma amazônico.

É importante ressaltar que o Cigs não realiza captura de animais selvagens, mas recebe por intermédio do Centro de Triagem de Animais Selvagens do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) animais apreendidos e incapacitados de reintrodução ao ambiente de origem.