Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

FAS chama a atenção para a relação entre a Amazônia e a vida em São Paulo durante a Virada Sustentável 2014

Entre os dias 28 e 31 de agosto, a organização traz um pouco da realidade ribeirinha para os visitantes do evento

FAS vai promover debates, apresentações e exibição de filmes sobre a vida em comunidades ribeirinhas do AM na Virada

FAS vai promover debates, apresentações e exibição de filmes sobre a vida em comunidades ribeirinhas do AM na Virada (Euzivaldo Queiroz/Arquivo AC)

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do conhecimento sobre a Amazônia, incluindo daqueles moradores de regiões distantes do Bioma, como São Paulo, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) apresenta suas atividades durante a quarta edição da Virada Sustentável. Além disso, a organização trará para o evento mais informações sobre a realidade vivida pelos moradores da Amazônia. Este ano a Virada Sustentável acontece entre os dias 28 e 31 de agosto, com atrações distribuídas em diferentes locais da Grande São Paulo.

Entre as atividades está a apresentação do grupo musical Imbaúba com músicas compostas a partir da sonoridade da natureza. Além disso, a FAS promoverá uma série de rodas de conversa sobre sustentabilidade, histórias e desafios da floresta. “Um dos desafios é a falta de conhecimento do brasileiro sobre a Amazônia. A quantidade de viagens domésticas para a Amazônia é muito menor, se comparada, do que viagens internacionais”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, que estará presente durante os debates.

Outro destaque da FAS na Virada Sustentável 2014 está na ação “Sombra da Árvore”. Esta atividade consiste na criação de sombras de árvores no asfalto com a frase: “Todos gostam de sombra, mas poucos cuidam das árvores”.

“A frase e a imagem da sombra da árvore são de fácil entendimento. De forma simples e didática conseguimos provocar esta reflexão nas pessoas. Outro aspecto crucial é a importância das árvores para a produção de água. São Paulo está vivendo uma crise hídrica histórica e a Amazônia é provedora de água para a região Sudeste”, afirma Virgílio Viana.

A FAS ainda promoverá o “Cinema na Praça”, exibição de filme após a série de debates do dia 29 de agosto. Será veiculado o documentário “Amazônia Eterna”, que traz uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica da exploração da economia verde e da manutenção do ecossistema amazônico.

Virada Sustentável

A quarta edição da Virada Sustentável acontecerá em São Paulo, de 28 e 31 de agosto, com atrações distribuídas em diferentes locais da Grande São Paulo. Com a virtude de ser uma mobilização espontânea da sociedade, da qual as pessoas participam voluntariamente e de diversas formas, a Virada Sustentável cria, sobretudo durante os dias em que é realizada, uma oportunidade para cidadãos se informarem sobre sustentabilidade e se engajarem no tema.

Idealizada por comunicadores que reconhecem a importância da abordagem positiva de um tema para gerar o envolvimento e a mudança de comportamento das pessoas, o evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços.

No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas. Mais informações em www.viradasustentavel.com.

Serviço

O quê: FAS na Virada Sustentável

Quando: 27 a 31 de agosto de 2014

Como e onde:

Papo Sustentável - Praça Victor Civita – 28 e 29/08 às 19h;

Amazônia Eterna - Praça Victor Civita – 29/08 às 19h;

Apresentações:

Grupo Imbaúba - Praça Victor Civita (abertura em 27/08); e Centro Cultural de São Paulo – 30/08 às 11h

Sombra da Árvore – MUBE (Museu), Parque Vila Lobos, Parque da Juventude, Centro Cultural de São Paulo, Largo da Batata, Grajaú e Parelheiros – 28 a 31 de Agosto

Informações: www.fas-amazonas.org

Eventos gratuitos e abertos ao público.

* Com informações da assessoria de comunicação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).