Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Programa Bolsa Floresta investe em escola na RDS Rio Madeira

Mais de 100 alunos de comunidades rurais serão beneficiados com a escola. A obra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Novo Aripuanã, a fundação TIM e a FAS

A construção da escola, fruto de parceria entre a Prefeitura de Novo Aripuanã, a fundação TIM e a FAS, era uma antiga demanda dos moradores da reserva ambiental

A construção da escola, fruto de parceria entre a Prefeitura de Novo Aripuanã, a fundação TIM e a FAS, era uma antiga demanda dos moradores da reserva ambiental (Divulgação)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com o Instituto TIM, entregará neste mês uma escola na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Madeira, resultado de investimentos do programa Social do Programa Bolsa Floresta.

O espaço foi construído na comunidade São Luiz, na zona rural de Novo Aripuanã (a 225 quilômetros de Manaus), fruto de uma demanda comunitária.

Também por meio da parceria, a RDS Rio Amapá recebeu investimentos voltados ao transporte comunitário, turismo sustentável, organização comunitária e distribuição de água potável.

O projeto construiu uma escola com três salas de aula, sala para professores, cantina e secretaria, que beneficiará diretamente 115 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das comunidades Matá-matá, José João, Bom Jesus, São Luiz e Prainha, às margens do Rio Madeira. O espaço foi construído em parceria com a Associação de Produtores Rurais e Moradores da RDS Rio Madeira (Apramad), e mão de obra da Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã. A expectativa é que as aulas iniciem ainda neste mês de março.

TransporteJá na RDS Rio Amapá, os investimentos estiveram direcionados ao transporte comunitário, com a entrega de lanchas e uma moto de 125cc, de uso coletivo. Também foram entregues materiais para a construção de dois centros sociais, nas comunidades Água Azul, Urucuri, e reforma do já existente na comunidade Santa Eva. As duas primeiras também ganharão uma casa de hospedagem, para receber visitantes.

Também serão reestruturados o sistema de distribuição de água de três comunidades do Rio Amapá, incluindo a reforma do poço artesiano, instalação de novas bombas e caixas d’água. Com essa iniciativa, moradores das comunidades Água Azul, Democracia e Vista Alegre terão acesso à água potável.

A RDS Rio Madeira tem uma área correspondente a mais de 283 mil hectares de floresta, abrigando 56 localidades e 3.553 beneficiários do Bolsa Floresta. Já na RDS Rio Amapá são dez localidades, com 1.572 beneficiários do programa, que juntas ajudam a proteger 216 mil hectares.

Em 2013, o Instituto TIM se tornou o mais novo parceiro do Programa Bolsa Floresta por meio do componente Social em cinco unidades de conservação beneficiadas pelo programa, que são Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Amapá e do Rio Madeira, Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçú-Purus.