Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 14 de Abril de 2014

Comédias impulsionam o bom momento do cinema brasileiro

O público brasileiro abraçou de vez as comédias nacionais. Após o bom desempenho de lançamentos esporádicos, como "Se eu Fosse Você" (3,6 milhões) e "Cilada.com" (3 milhões), a indústria cinematográfica decidiu apostar de vez no velho filão das gargalhadas. Com isso, desde o ano passado diversas têm sido as comédias a chegar aos cinemas: "Minha Mãe é uma Peça", "Mato Sem Cachorro", "Vai que Dá Certo", "O Concurso", "Meu Passado Me Condena", "De Pernas pro Ar 2" e "Crô – O Filme" foram algumas delas. Além do gênero, elas possuem uma semelhança: todas foram vistas por mais de um milhão de espectadores.

Em 2014, a aposta nas comédias segue a todo vapor. Três delas já ultrapassaram a marca milionária: "Até que a Sorte nos Separe 2" (3,9 milhões), "Muita Calma Nessa Hora 2" (1,3 milhão) e "S.O.S – Mulheres ao Mar" (1,2 milhão). Isso sem falar que "Confissões de Adolescente" atraiu cerca de 790 mil espectadores. Ou seja, o gênero está realmente em alta.

Diante de tamanho sucesso, as comédias têm ajudado a elevar substancialmente o market share do cinema brasileiro, que ficou em 18,3% em 2013, um dos melhores índices da última década. Considerando os três primeiros meses de 2014, os filmes brasileiros tiveram um crescimento de 12% de público e 20% de renda em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, vale lembrar que um dos motivos deste belo desempenho é um filme que nada tem a ver com a comédia:  lemão, visto por 919 mil espectadores.

Aproveitando o bom momento do gênero, os produtores preparam uma verdadeira enxurrada de comédias para os próximos meses. Já no próximo dia 17 duas delas chegarão aos cinemas: "Copa de Elite", paródia do sucesso "Tropa de Elite"; e "Julio Sumiu", estrelado por Lília Cabral e baseado em livro homônimo do casseta Beto Silva.

"Do Lado de Fora" (15 de maio), "Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu Vou" (29 de maio), "A Pelada" (7 de agosto), "O Duelo" (21 de agosto), "Um Homem Só" (4 de setembro), "O Candidato Honesto" (25 de setembro), "Vestido para Casar" (2 de outubro), "A Comédia Divina" (outubro), "Meu Mundo Quebrado" (27 de novembro), "Loucas Para Casar" (25 de dezembro) e "Os Caras de Pau" (25 de dezembro) são alguns dos lançamentos previstos até o final do ano. 

Entretanto, nem só de comédia é feito o cinema brasileiro. As cinebiografias "Getúlio" (1º de maio), "Tim Maia" (31 de julho), "Não Pare na Pista" (14 de agosto) e "Trinta" (23 de outubro) são bons exemplos, assim como o suspense "Isolados" (21 de agosto) e os dramas "A Grande Vitória" (8 de maio), "O Vendedor de Passados" (8 de maio) e "Acorda Brasil" (27 de novembro). Retrato da diversidade do cinema brasileiro que, ainda, busca se consolidar como indústria sustentável.

*Francisco Russo é crítico e editor do portal AdoroCinema

sobre este blog

Blog Artigos

Este espaço tem o objetivo de democratizar, ainda mais, as opiniões sobre os diversos temas, publicando artigos enviados por internautas e especialistas nos mais variados assuntos, ampliando a visão da sociedade sobre os temas em pauta no dia-a-dia de nossa sociedade. Você também pode ser um dos autores deste blog. Envie sua ideia (texto, ilustração; foto-legenda) comentando os fatos do dia-a-dia da nossa sociedade. Diga o que você pensa, sem medo e envie para online@acritica.com.br . . Não esqueça de enviar junto uma autorização de publicação e uma foto sua. É importante destacar que todo material, antes de ser publicado passará por uma avaliação editorial. Todas as opiniões expressas neste espaço democrático não refletem necessariamente o pensamento do Portal A Crítica, sendo de total responsabilidade do Autor os dados e informações utilizadas na confecção do conteúdo.

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
agosto 2014
S T Q Q S S D
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31