Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 23 de Julho de 2014

A herança da Copa para o turismo

À margem do vexame internacional que passamos por conta do nosso futebol, que nada fez lembrar as jogadas vistosas, gols antológicos e vitórias inesquecíveis de outrora, temos bons motivos para comemorar. Apesar das críticas apontadas em relação ao transporte, comunicação, em outros idiomas, dos envolvidos com o mundial, e altos preços, nada impediu que a Copa, de fato, ocorresse. A “Marca Brasil”, agora em alta, deve seus méritos ao “Padrão Fifa” de hospitalidade do brasileiro.

Inclusive, a hospitalidade dos brasileiros foi um dos pontos mais exaltados pelos turistas internacionais, com avaliação positiva quase unânime - 98% de aprovação - em levantamento realizado pelo Ministério do Turismo. E conquistamos nossos visitantes também pelo estômago, a gastronomia foi outro ponto aprovado pelos turistas, com 93% de aprovação.

Já dentro dos estádios, os visitantes elogiaram tanto a segurança quanto o conforto, embora tenham tido ressalvas em relação aos voluntários: todos muito educados e prestativos, mas que não sabiam fornecer informações básicas de localização dos banheiros, bares e assentos; e cuja proficiência em outros idiomas, embora declarada, é questionável, segundo apurou a BBC Brasil. Um “prato cheio” aos pessimistas, embora em termos de logística nas cantinas dos estádios, falhas, tamanho das filas, falta de comida, bebida e preços abusivos, a culpa tenha sido da Fifa, não do Brasil.

Outras velhas mazelas brasileiras, bem conhecidas dos brasileiros, também foram mencionadas pelos estrangeiros: o alto custo de produtos e serviços, bem como a desigualdade social e a insegurança, conforme ressalva Mauro Paulino, diretor-geral do DataFolha. Dados desta apontam que 29% dos entrevistados consideraram ruim/péssimo o custo de vida no Brasil, e 27% o alto preço dos hotéis. Os iminentes protestos e greves que prometiam escancarar ainda mais, as nossas fragilidades aos visitantes ocorreram em menor número, comparado à Copa das Confederações. 

No entanto, quando ocorreram, em São Paulo e no Rio de Janeiro, foram reprimidas com mão dura pelos policiais e abafada pela mídia. Dados da DataFolha apontam que apenas 29% dos turistas estrangeiros presenciaram algum protesto contra a Copa, e apenas 19% deles os consideraram violentos. Outros pontos sensíveis do Brasil: a segurança foi, no entanto, avaliada positivamente por 92% dos turistas estrangeiros; e o transporte foi avaliado como melhor do que o esperado para 46%, dentro do esperado para 40% e pior do que o esperado para 11% dos entrevistados.

Em suma, o saldo da Copa é positivo: os turistas prometem voltar e recomendar o nosso país. A “Marca Brasil” está em alta! Uma grande oportunidade para o mercado de turismo que deve explorar a visibilidade nacional. Faço minhas as palavras de Vinícius Lages, Ministro do Turismo: “Agora temos o desafio de transformar o interesse do estrangeiro em negócios para o país e benefícios para a população, com geração de emprego e renda”.

*Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da franquia de turismo Encontre Sua Viagem

sobre este blog

Blog Artigos

Este espaço tem o objetivo de democratizar, ainda mais, as opiniões sobre os diversos temas, publicando artigos enviados por internautas e especialistas nos mais variados assuntos, ampliando a visão da sociedade sobre os temas em pauta no dia-a-dia de nossa sociedade. Você também pode ser um dos autores deste blog. Envie sua ideia (texto, ilustração; foto-legenda) comentando os fatos do dia-a-dia da nossa sociedade. Diga o que você pensa, sem medo e envie para online@acritica.com.br . . Não esqueça de enviar junto uma autorização de publicação e uma foto sua. É importante destacar que todo material, antes de ser publicado passará por uma avaliação editorial. Todas as opiniões expressas neste espaço democrático não refletem necessariamente o pensamento do Portal A Crítica, sendo de total responsabilidade do Autor os dados e informações utilizadas na confecção do conteúdo.

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
dezembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31