Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

2 comentarios | 02 de Dezembro de 2013

Alguém pra Ouvir?

Crônicas das terças-feiras do Caderno Bem Viver!

A Cidade falava em maio de 2006!

A Cidade falava em maio de 2006! (Orlando Câmara)

Há 7 anos e 7 meses, publiquei o texto “A Cidade Fala”, que transcrevo aqui alguns trechos.

“Meia hora de engarrafamento na Manaus Moderna. Perdi a paciência e a reunião com hora marcada. Alguém na rádio noticia que Manaus tem 800 mil carros registrados. E que a cada mês entram três mil novos veículos. Isso significa que temos um automóvel para cada 2 habitantes. Mas olho à volta e percebo que o trânsito não anda é por falta de vergonha mesmo, não por excesso de carro. Haja caminhão, container, fila dupla, flanelinha. Haja falta de autoridade pra controlar a situação. Não vejo ninguém, nem azul, nem verde, nem vermelho. Só motoristas, roxos de raiva.”

“Ligo pro cliente: “-Estou preso no trânsito, não é desculpa esfarrapada não”. Do outro lado da linha, ele responde que sabe: faz aquele caminho todo dia. E me indica um atalho. Na Manaus-nada-Moderna, o percurso mais curto entre dois pontos deixou de ser uma reta. Quero entrar na Miranda Leão. Por aqui não. Aqui pior ainda. Ah, que droga. Vou dar uma volta enorme. Bem ali vejo uma confusão, um pouco antes do Porto. Será que alguém morreu? Não: uma feira livre de CDs e DVDs piratas. São bem uns trinta quiosques lotados de mercadoria. É o cachorro amarrado e o pau comendo. Mas pirataria é crime. Estamos a menos de cem metros da Receita Federal! Será que ninguém vê isso? Vai ver que não é com eles.”

“Cheguei. Fiz meu trabalho. Pego outro taxi. O motorista vê minha ansiedade e me conforta: “-É daqui pra pior”. Conversamos ao longo da jornada. Ele conta que outro dia pegou uma corrida lá pro bairro de... O passageiro nem saltou do taxi. Comprou cocaína pela janela. Assim, fácil e seguro! E que depois de largar outro passageiro, foi abordado no sinal por uma menina de uns 11 anos. Ela lhe pediu R$ 10. Ele disse que lhe daria R$ 1. Ela retrucou: “-Mas faço programa, só não pode meter”. Percebo que é a cidade quem fala pela voz daquele taxista. E ela grita por socorro!”.

Sim, há 7 anos e 7 meses! A cidade falava. Ela ainda fala! Alguém pra ouvir?

sobre este blog

Blog do Orlando

Sexta cidade mais rica da sétima economia mundial, Manaus, que já ostentou o título de "Paris dos Trópicos", se vê a braços com os problemas de uma grande cidade. Hoje, mais para "Bagdá Equatorial", ela procura soluções para suas questões urbanas, sejam físicas, sejam de propostas de futuro. Estamos nela, falaremos dela!

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30