Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

3 comentarios | 16 de Dezembro de 2013

2014?

Crônica das terças-feiras do Caderno Bem Viver!

O legado da Copa para 2014!

O legado da Copa para 2014! (Orlando Câmara)

Todo mundo só pensa no ano novo! Dois mil e quatorze é aguardado há muito: será o ano da Copa do Mundo, e das eleições gerais para presidente da república, senadores, deputados estaduais e federais. O Carnaval é celebrado em 1º de Março, o que significa dizer que as coisas demorarão a acontecer. E ainda teremos a novidade do Festival Folclórico de Parintins não se realizar no último final de semana de Junho, já que as regras da FIFA não permitem grandes eventos na mesma época da Copa.

Acredito que começaremos o ano com um sabor amargo de frustração. Quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa, lá em Outubro de 2007, houve tantas promessas. Tudo iria mudar, nossas cidades sofreriam uma transformação urbana espetacular, blá, blá, blá. Passados quase 7 anos, continuamos na mesma! A grosso modo, ganhamos um estádio de futebol com praticamente a mesma capacidade de público daquele que tínhamos antes. E uma reforma no Aeroporto. E teremos muitos feriados a partir de 14 de junho. Caso contrário, a cidade não anda.

Mas precisaremos reagir e tirar algum proveito dessa Copa, recebendo bem os turistas e gerando um bom comentário sobre nossa cidade! É o que nos resta, o nosso papel de cidadãos. Papel que também será posto à prova dois meses e vinte três dias depois do torneio, nas eleições. Há quem diga que se a seleção brasileira se sagrar campeã, tudo continuará como antes no quartel do óbvio u-Lulante! A verdade é que depois que vencemos a Copa das Confederações, em meio às manifestações inéditas do “Vem pra rua, Brasil”, nossa cidadania e nossa indignação tiraram férias, e foram beber cerveja para celebrar o resultado.

Começaremos 2014 com a economia desaquecida – um PIB que deverá crescer menos de 3% em 2013 - e com uma taxa inflacionária acima do previsto. Para a Zona Franca de Manaus, o próximo ano herdará questões importantíssimas, que até agora não foram votadas: sua prorrogação por mais 50 anos e a lei de unificação do ICMS interestadual. Ufa! Serão tantas emoções. Que venha, pois, 2014!

sobre este blog

Blog do Orlando

Sexta cidade mais rica da sétima economia mundial, Manaus, que já ostentou o título de "Paris dos Trópicos", se vê a braços com os problemas de uma grande cidade. Hoje, mais para "Bagdá Equatorial", ela procura soluções para suas questões urbanas, sejam físicas, sejam de propostas de futuro. Estamos nela, falaremos dela!

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30