Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

3 comentarios | 09 de Junho de 2014

Internet, Sexo e Eleições

Crônica das terças-feiras do Caderno Bem Viver!

Alone Together, ainda sem título em português.

Alone Together, ainda sem título em português.

Reli recentemente uma publicação da socióloga norte-americana Sherry Turkley, sem uma versão em língua portuguesa, mas cujo título poderia ser traduzido como “Sozinhos juntos: porque esperamos mais da tecnologia e menos do próximo”. É um trabalho denso, fruto de uma pesquisa científica, que mostra como a internet e as redes sociais impactam a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo. E, como o nome já entrega, a pesquisadora acaba chegando à conclusão que, por uma série de motivos, inclusive pela facilidade e comodidade, nos empenhamos numa vida cada vez mais virtual, em detrimento à real.

Isso me lembrou daqueles animais de estimação virtuais. Dá infinitamente menos trabalho ter um bichinho virtual, ao invés de um real, mas a satisfação é proporcional e questionável. As coisas mudam muito rapidamente. Nos anos 80, não havia celular, nem internet – e ouvíamos música, assistíamos a filmes, fotografávamos, tínhamos amigos e namorávamos (muito). Hoje, a facilidade e o medo da solidão e do tédio nos levam a fazer sexo virtual. Uma única coisa não mudou: continuamos negando que o fazemos.

E essa vivência virtual se transfere também à cidadania. Fomos surpreendidos com o Brasil indo às ruas, há um ano atrás, exatamente. Milhões em passeata, motivados por uma série de insatisfações, expressas nas redes sociais. Mas a falta de prática e a dificuldade de agir em grupo, somadas ao medo da violência física e patrimonial, nos fez voltar às nossas conchas. O mesmo Congresso Nacional, que esteve repleto de cidadãos, em 17 de junho do ano passado, estava vazio este ano, em 27 de fevereiro, quando do julgamento dos embargos infringentes dos mensaleiros – de quem a prisão era pauta do #vemprarua. Voltamos a nos indignar somente no mundo virtual.

Com as eleições marcadas para dois meses e meio depois da Copa, a internet ocupa o centro do debate eleitoral. Há muita política na rede, disfarçada das maneiras mais diversas. E existem experts e magos especializados em marketing político-eleitoral para o ciberespaço. Como reagiremos? Preferiremos a facilidade e o comodismo, ou vamos partir para uma atitude real de debate e questionamento? Estamos dispostos a ouvir e a questionar? Ou engoliremos a novas-velhas-mentiras?

sobre este blog

Blog do Orlando

Sexta cidade mais rica da sétima economia mundial, Manaus, que já ostentou o título de "Paris dos Trópicos", se vê a braços com os problemas de uma grande cidade. Hoje, mais para "Bagdá Equatorial", ela procura soluções para suas questões urbanas, sejam físicas, sejam de propostas de futuro. Estamos nela, falaremos dela!

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30