Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

1 comentarios | 30 de Dezembro de 2013

A vida é feita de escolhas

Nós somos frutos de nossas escolhas! O que você vai escolher para 2014?

Ao findar de todo ano, eu procuro sempre criar uma campanha que inicia pela nossa empresa, passa pela minha família e depois tento divulgar para todos que fazem parte do nosso dia a dia. É uma espécie de “mantra”, que tem por objetivo nos dar um direcionamento e norte, para uma fase que se renova a cada ciclo de 365 dias. O tema desse ano que se encerra, foi “Menos é mais”. Fazendo um balanço do que aconteceu em 2013, chegamos ao seu final com um saldo extremamente positivo, sempre com o pensamento de descomplicar as coisas, e alcançar os resultados da forma mais simples. Tivemos menos distrações e mais foco. Menos reatividade e mais proatividade. Menos calorias e mais qualidade de vida. Falamos menos e procuramos fazer mais. E no planejamento estratégico feito há alguns dias com a nossa equipe, lançamos o foco que irá nortear as ações do próximo ano: “A vida é feita de escolhas”. Acreditamos que uma pessoa nascer em um ambiente cheio de dificuldades e adversidades é destino, mas ela continuar nesse lugar é uma escolha. Diante desse ideologia, que surgiram grandes mitos que conseguiram fazer a diferença no mundo. Ou no mínimo, fizeram acontecer as coisas em sua vida.

As escolhas começam em nossa mente. Foi com esse pensamento que o médico psiquiatra austríaco Viktor Frankl conseguiu sobreviver no campo de concentração nazista, e é um dos maiores exemplos de escolhas. Diante de todo sofrimento e barbáries, ele pensou: “A única coisa que eles não podem levar é o meu pensamento e a minha atitude”. E ele se imaginou no futuro dando aulas em uma faculdade, contando as experiências que passou nesse momento da vida. Diante dessa escolha ele sobreviveu, e essa projeção aconteceu anos mais tarde. E com relação à atitude, ele optou por ter um comportamento proativo, ou seja, não reagiu e segurou a revolta com a situação que vivia, levando todos aqueles momentos como ensinamentos para uma vida futura.

Reativo  X Proativo

Aliás, ser reativo ou proativo, talvez seja o maior desafio de escolhas de um ser humano. O proativo trabalha com o mapa mental do que é possível fazer com base exclusivamente no que depende dele. O reativo transfere o motivo de tudo para o sistema. Enquanto um escolhe agir mesmo diante dos problemas e dentro do seu campo de influência, o outro opta por reclamar das adversidades e jogar a culpa no que provavelmente está fora do seu alcance. Alguns empresários veêm a crise. Outros agem sobre ela. Alguns pobres analisam como sair desse estado de miséria. Enquanto outros reclamam e transferem a culpa para o governo e para a falta de sorte. Essa é a diferença de escolhas do proativo e reativo. Uns escolhem agir, e outros reclamar. Outro grande desafio que enfrentamos todos os dias é ser resistente a reagir. Somente os de mente totalmente diferenciada conseguem escolher essa atitude. Normalmente agimos com revanchismo quando somos ofendidos ou prejudicados. A escolha está bem no momento entre o estímulo e a resposta. O proativo tem um tempo para analisar a melhor atitude. O reativo já escolhe dar a resposta. Segundo estudos, esse espaço de tempo duram 6 segundos. E somente os proativos se utilizam dele. Que em 2014 você faça as melhores escolhas. Sair da zona de conforto ao invés de ficar nela. Buscar agir e não reagir. Se exercitar ao invés de descansar. Amar mais e magoar menos. Resumindo tudo em uma única palavra: Ser feliz. Você é fruto das suas escolhas!

sobre este blog

Blog do Oshiro

Aqui você fica sabendo sobre as tendências e as inovações do Desenvolvimento de Pessoas, a cultura do Atendimento com Encantamento, comportamento humano e os meus artigos publicados aos domingos no Caderno Dinheiro do Jornal A Critica.

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30