Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 18 de Agosto de 2014

O Segredo da Eficácia

A agenda  é o alicerce e a bussola de tudo. A maioria das pessoas não utilizam ou não sabem usar. Conheça o segredo que pode mudar sua vida.

Por curiosidade, fiz um levantamento recente, e após visitar meus arquivos, tive a feliz constatação que ao longo da minha missão de “fazer a diferença na vida das pessoas”, já realizei 45 processos de coaching. Fazendo uma reflexão do quanto já colaborei para que as pessoas conseguissem enxergar novos caminhos, sob um novo paradigma criado, a partir da quebra de crenças que nem eles sabiam porque existiam; chego à uma constatação de que todos (sim, 100%!) não sabiam utilizar a agenda na sua complexidade. E a grande maioria, nem agenda possuíam. Se você faz parte desse time, vai um alerta de que; essa ferramenta é a base de uma liberdade e felicidade que você nem imagina! Ela é comparada a bússola, que serve para guiar os nossos caminhos em uma trilha a céu aberto. Sem ela, ficamos a rodar em círculos, ou talvez nem saiamos do lugar que nos encontramos.

As pessoas que não utilizam esse instrumento, não o fazem por desconhecer a sua eficácia, ou porque acreditam que mais vai dar trabalho do que ajudar a ter mais tempo. Dos que conseguem quebrar o paradigma vem a frase: “Não sei como consegui sobreviver até aqui sem usar agenda”, e juntamente vem a liberdade de ter espaço para outros papéis na vida, e até para descansar apenas olhando para o nada.

Para utilizar uma agenda com excelência, é necessário entender que ela deve possuir espaço para compromissos, tarefas, notas e contatos. O problema na realidade, é que 100% dos planejadores não possuem espaço para as tarefas, e a maioria quando a utiliza, é apenas para marcar reuniões ou encontros. E o campo para as ações, que talvez seja a parte mais importante para que possamos alcançar nossos resultados, nenhuma agenda possui. Com a tecnologia portátil, existem programas fantásticos que podem ser utilizados nos smartphones e tablets, e que praticamente fazem tudo para gente, menos é claro, inserir sozinho as informações. Esse item, depende muito da nossa disciplina e da quebra de nossos paradigmas.

Anote tudo

A regra para utilização da agenda é clara: Coloque tudo que você precisa fazer, nela. Simples e difícil assim. Anote no espaço de compromissos, alinhado ao horário agendado, tudo que envolva um encontro com alguém, ou uma execução com hora marcada. Desde tomar o remédio, passando pela apresentação do filho no dia dos pais na escola, até aquela reunião mais importante da sua vida. E aí vai o pulo do gato. Anote também todas as tarefas a serem realizadas no dia, e priorize-as pelo grau de importância. O que é mais importante? É aquilo que vai lhe levar aos resultados. E isso significa fazer algo que você não gosta, ou aquilo que é mais difícil. Outra dica, que a grande maioria não se atenta, é transferir para os dias seguintes, as tarefas que não foram realizadas. Ninguém fica a olhar para inúmeras folhas de datas que já se passaram. Lembre-se que agenda não é caderno, não é post it, não é guardanapo, e por incrível que pareça, não é palma da mão, que alguns utilizam escrevendo aquilo que não pode esquecer. Agenda precisa ter datas em todas as páginas. Ela é a extensão do seu corpo. Com os dispositivos móveis, ficou mais fácil esse detalhe.

Sabe aquela ligação que você se lembra na calada noite, e é primordial para o seu trabalho? Ela deve ir para o planejador imediatamente, no espaço para tarefas do outro dia. Por incrível que pareça, as pessoas que passaram a ter essa disciplina, deixaram de ter insônia, pois aquilo que deveria ser passado para a agenda, ficava armazenado em uma virtual nuvem em cima da cabeça, que lhe dava pesadelos à noite. Bendita agenda. Acredite! Se você tiver disciplina, ela muda a sua vida.

sobre este blog

Blog do Oshiro

Aqui você fica sabendo sobre as tendências e as inovações do Desenvolvimento de Pessoas, a cultura do Atendimento com Encantamento, comportamento humano e os meus artigos publicados aos domingos no Caderno Dinheiro do Jornal A Critica.

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30