Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

5 comentarios | 04 de Agosto de 2014

Capitalismo Selvagem

O mundo e a sociedade imprime alguns valores, que infelizmente nos empurra para o capitalismo. Mal administrado, o crescimento financeiro acaba sendo uma forma de avaliação perigosa.

Vivemos em um mundo, onde somos constantemente pressionados a sermos pessoas  melhores todos os dias, mas infelizmente, a sociedade impõem e cobra na maioria das vezes, que o crescimento deve ser financeiro. Dificilmente as pessoas avaliam e admiram aquele que está em constante busca por conhecimento, ou que silenciosamente tem a missão de ajudar os outros. A começar pela entrada na escola, principalmente as particulares, onde os filhos são influenciados psicologicamente a ter a mochila, o estojo e o tênis da moda. Ele precisa fazer parte de uma “tribo”, onde o consumismo e a posse ditam as regras. Já crescemos com a pressão natural que é mais importante ter, do que ser. E a vida vai passando, e o mundo continuando a impor que o bem sucedido é aquele que consegue juntar o seu primeiro milhão de forma mais rápida. A prova é essa geração Y, que quer tudo para amanhã, e se a oportunidade não vem, eles não esquentam cadeira, e partem em busca onde tudo possa acontecer da noite para o dia. Querem ganhar mais antes de aprender, e prezam em ser promovidos sem ter a experiência. E o mundo lá fora lhe pressionando a ter o carro importado, no pulso o relógio de uma marca famosa, e no corpo as vestimentas mais caras.

E a mídia faz com que essa cobrança pelas posses e pelos bens materiais, seja também o modelo de vida das classes mais baixas. Acabam adquirindo o melhor celular, o tênis ultimo modelo do filho, e o sonho do carro zero sem ter condições para tal. E mergulham em infinitas prestações, comprometendo todo um planejamento que poderia dar tranquilidade e a verdadeira felicidade.  

A prova de tudo que foi relatado até aqui, está no ranking dos lideres mais admirados pela reputação, em uma pesquisa divulgada recentemente pela revista Exame. Os vinte primeiros colocados são empresários, onde os três ponteiros são Jorge Gerdau (Gerdau), Roberto Setubal (Itaú/Unibanco) e Abilio Diniz (BRF). E o que vem corroborar a tese que levanto nesse artigo, é que o atual orgulho nacional Jorge Paulo Lemann (Inbev e outros), saltou nove posições em relação à ultima lista. Hoje ocupa o 4º lugar. Enquanto o ex queridinho do Brasil – Eike Batista – saiu da 2º para a 90º posição. Ou seja, a geração de riqueza está proporcionalmente ligada às posições no ranking. Apesar da pesquisa ter sido realizada com empresários, nota se que entre os top 20, não aparece nenhum político, ou personalidade ligada à causas humanitárias. O primeiro por talvez ser o segmento com a pior credibilidade atualmente, e o segundo, pelo modelo errado que a sociedade avaliam as pessoas consideradas líderes.

Reputação das empresas

Nessa mesma pesquisa realizada pela consultoria Merco e pelo Ibope, foram listadas as vinte empresas campeãs da reputação no Brasil. E os três primeiros lugares foram Natura, Itaú-Unibanco e Ambev. Já na divulgação de organizações, percebe se que aquelas que pensam também na sustentabilidade do mundo são mais reconhecidas que outras. A Natura pela sua preocupação com o meio ambiente. E o Itaú pelo sucesso do marketing do seu propósito “isso muda o mundo”. Onde ler para uma criança, investir em cultura, e patrocinar bicicletas nos grandes centros, muda o mundo. Mas, a fala da campanha, não refletiu no comportamento dos seus funcionários. A empresa está em segundo lugar em reclamações no Procon de São Paulo. Como plano de ação, seus executivos desceram até o balcão e passaram a premiar os melhores atendentes. Pelo que se vê, no segmento que mais representa o capitalismo selvagem, começa a haver mudança de cultura também. Mas é preciso unir a fala com a ação. Esse é um dos princípios básicos dos lideres, e dos que são admirados. Seja ela empresa ou profissional.

sobre este blog

Blog do Oshiro

Aqui você fica sabendo sobre as tendências e as inovações do Desenvolvimento de Pessoas, a cultura do Atendimento com Encantamento, comportamento humano e os meus artigos publicados aos domingos no Caderno Dinheiro do Jornal A Critica.

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30