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1 comentarios | 05 de Dezembro de 2013

Senso de Urgência

No mundo atual, sobrevive o que executa primeiro. Ter senso de urgencia, diferenciam empresas e pessoas.

Uma das características marcantes dos grandes líderes é querer tudo para ontem. Esse tipo de comportamento, ao mesmo tempo em que às vezes é favorável para as organizações, causam frustrações nos colaboradores que não possuem esse ritmo. Os comandantes que deixaram o seu legado, tinham na competição de lançar primeiro o seu produto, como um dos trunfos para atingir o resultado, e com isso alcançar o sucesso da empresa.

Consta no livro de Tom Peters – “Thriving Chaos” - que o lendário Lee Iacocca, na época CEO da Chrysler, tinha o desejo de lançar um modelo conversível. Chamou o engenheiro chefe e questionou em quanto tempo poderia ter um projeto. Ele respondeu “nove meses”. Iacocca enfurecido gritou: “Você simplesmente não entende. Vá achar no pátio um carro e serre a capota daquela maldita coisa!”. Estava criado um automóvel que fez um enorme sucesso.

Foi assim também quando Kozo Ohsone, da Sony, levou um pequeno pedaço de madeira, e disse aos seus pupilos que queria um aparelho estéreo daquele tamanho. Assim nascia o “walkman”, que foi o inicio dos “ipods” que levamos no bolso atualmente.

Em um mundo que tudo muda de forma muito rápida, os lideres que temem tomar decisões ligeiras, podem levar uma organização à bancarrota. Por esse motivo, a Nokia deixou de ser líder no segmento de celulares, pela demora em lançar produtos inovadores sequenciais. Em um espaço demorado de inovação, perdeu mercado para a Samsung e Apple.

Descentralização do poder

O desafio não fica somente em tomar decisões e pressionar a equipe a agir, mas sim, em como criar essa cultura em empresas gigantes com milhares de funcionários. Líderes centralizadores não conseguem formar organizações ágeis. É primordial confiar. Por esse motivo, as organizações mais rápidas – e talvez menores – levam uma imensa vantagem sobre as maiores, e talvez mais ricas.

Por isso, cada vez mais a empresa tem que ter, esclarecer, divulgar, praticar, vivenciar e respirar os seus propósitos e valores a todo momento. Passa a ser uma bandeira hasteada todos os dias, que diz qual rumo seguir e como caminhar para o mesmo objetivo. De forma, que todos os gestores terão “carta branca” para tomar decisões a qualquer momento, com base na missão e valores da organização. Atualmente, se você pegar as “plaquinhas” da declaração estratégica de dez empresas e misturar, e depois aleatoriamente devolver, nenhuma delas terá a capacidade de perceber que foram trocadas.

O senso de urgência somente funciona de forma correta, se todos estiverem alinhados com o mesmo pensamento e propósito. Estar conectado com a estratégia e entender a forma de ser dos líderes da empresa agiliza qualquer ação, e engajam todos em busca de um mesmo “norte”. Na cabeça dos lideres que são movidos pelo sentimento de urgência, não existe impossível, e tudo é para ontem. Eles possuem uma forte capacidade de pensar e agir ao mesmo tempo, mesmo que o risco de errar por pular etapas, seja também na mesma proporção de buscar a qualidade e perfeição. Vejam a velocidade da propagação do modo como ouvíamos músicas: Vinil, Fita k-7, CD, MD (praticamente nem chegou a ser lançado), MP-3 e hoje as músicas estão nas “nuvens”. Hoje não existem mais “grandes corporações”, e sim empresas criativas e ágeis. É o famoso conto do ratinho e do elefante. Hoje sobrevivem os mais rápidos.

sobre este blog

Blog do Oshiro

Aqui você fica sabendo sobre as tendências e as inovações do Desenvolvimento de Pessoas, a cultura do Atendimento com Encantamento, comportamento humano e os meus artigos publicados aos domingos no Caderno Dinheiro do Jornal A Critica.

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