Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

1 comentarios | 10 de Julho de 2014

O Sucesso da Copa, apesar da Dona FIFA.

Antes do início do Torneio de futebol mundial, o Ministério Público brasileiro, na área do consumidor, preocupado com algumas regras impostas pela FIFA fez algumas recomendações para a Entidade organizadora a fim de que fossem adotadas algumas medidas tais como: permissão para que os torcedores pudessem adentrar os estádios com bebidas e comidas, principalmente aquelas pessoas que necessitam de alimentos especiais, como diabéticos e hipertensos;  fornecimento de recibos ou documento equivalente para as compras realizadas nos estádios, orientação adequada, fora e dentro dos estádios, para os torcedores, com atenção aos portadores de necessidades especiais, etc.

Algumas dessas medidas foram adotadas, proprocionando condições adequadas para as pessoas que estão indo aos jogos. Porém, outras não foram satisfatórias, pois pudemos presenciar a falta de alimentos e bebidas nos jogos realizados em Manaus, com destaque para o jogo Camarões e Croácia, durante o qual, no intervalo, já não se encontrava nenhum tipo de alimento para compra, sequer para as pessoas em condições de saúde normal, imaginem para os necessitados de alimentação especial. Da mesma forma, não se observou a emissão de documentos comprobatórios das compras realizadas, talvez porque a FIFA estivesse isenta de encargos tributários.

Quanto ao desfecho dessa recomendação ainda haverá posicionamento do Ministério Público brasileiro, haja vista que tal medida foi adotada em âmbito de Conselho Nacional da Instituição.

Apesar do descrito acima, nos associamos aos que se orgulham da forma como está se desenrolando a Copa em nosso país, com o  particular destaque para os jogos realizados em nossa Capital Manaus, onde se prenunciava que os jogos seriam um desastre só, entretanto, se observou que houve agrado geral tantos para os torcedores locais quanto para os que vieram de fora, com demonstração inequívoca de nosso espírito hospitaleiro e acolhedor.

No mesmo jogo Camarões e Croácia, pude observar uma cena que demonstra um pouco do espírito harmônico de um torneio desta magnitude. Meu sobrinho, conhecido como Paulinho, recém chegado de Tonantins-Am., foi conosco pela primeira vez a um jogo de Copa do Mundo e lá recebeu o afeto e carinho de um croata, que ao vê-lo se aproximou e pediu permissão ao mesmo para pintar seu rosto com as cores croatas, no que foi acolhido e depois remetida a cena para uma rede social.

Dificilmente, em outras circunstâncias, poder-se-ia ter a concretização de uma cena como esta, em que há o congraçamento dos povos e raças, independentemente do grau econômico, financeiro ou social, daí o sociólogo brasileiro Roberto D'Amata entender que este, o futebol, é o esporte mais democrático que temos, sendo realmente a concretização da igualdade entre os indivíduos.

Para que a festa seja completa é importante que o Brasil vença o torneio, escrevo este artigo antes do embate de Brasil e Colômbia pelas quartas de final, em um país (Portugal) distante do nosso, mas com as atenções voltadas para a partida, na torcida e na esperança de continuarmos vivos no torneio, em que pese a performance do jogador colombiano James,  temos Neymar e companhia que fazem a diferença a nosso favor. Avante Brasil.

Um abraço a todos. 

Otávio Gomes

sobre este blog

Blog do Otávio Gomes

Este blog tratará de assuntos do cotidiano das pessoas no que diz respeito aos assuntos mais palpitantes do momento, procurando destacar temas ligados ao sistema jurídico brasileiro, com enfoque para o direito do consumidor, tema que ganhou nova dimensão a partir da vigência do Código de Defesa do Consumidor. Todavia, é do interesse de quem assina o blog que haja indicação de temas por parte dos leitores, posto que se este espaço se propõe democrático

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
dezembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31