Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

1 comentarios | 21 de Janeiro de 2014

O que passou. O que virá?

“A espécie humana nunca decepciona” (Roberto Civita, Criador e Editor de Veja (revista semanal) – 1936-2013).

Sempre no alvorecer de um novo ano se para a fim de realizar-se um balanço do que passou, levantar fatos (triste, alegres), conquistas, perdas, novas amizades, perdas irreparáveis, aquisições de objetos, predisposição à quase falência, etc. Enfim, os sentimentos mais achegados ao ser humano, que acabam constituindo seu roteiro de vida, que nada mais é do que um encadeamento de fatos repetitivos e substanciais ou não de sua trajetória neste planeta.

A frase mencionada acima foi dita por um personagem que representou uma grande perda para o mundo jornalístico/cultural de nosso país, pois seu autor era considerado o criador da revista “Veja”, semanário informativo considerado por muitos a melhor revista noticiosa de nosso país.

Roberto era filho de Victor Civita, fundador da Editora Abril – responsável pela publicação de diversos veículos de comunicação nos mais variados campos. Por muitos anos, Victor a seu tempo e Roberto posteriormente escreveram o artigo de final de ano da revista citada, que invariavelmente apresentava um apanhado dos fatos ocorridos no ano anterior e as premissas para o ano vindouro. Me acostumei com esses artigos, pois como leitor há pelo menos vinte anos da mesma, não há como deixar de criar tal expectativa.

O que sempre foi interessante de tais artigos foi a manutenção do otimismo, na crença arraigada de um futuro melhor, tanto para o nosso querido país quanto para o contexto mundial. Tal comportamento é meritório, pois sabe-se que um número muito grande de pessoas se ressente da crença em dias melhores, especialmente, quando olha o passado e observa os desastres ocorridos, a fome que assola algumas regiões do planeta, o surgimento de novas doenças, o aumento da corrupção, da violência, do aumento do relativismo moral (estes três últimos com forte incidência no Brasil), o desenvolvimento de armas letais, etc, etc, etc.

Porém, o futuro se nos afigura promissor, há expectativas de novas descobertas de remédios para cura de doenças consideradas incuráveis, o fortalecimento da fé em algumas religiões como a Católica com a ascensão do Papa Francisco ao trono de Pedro, a expansão da fé muçulmana no mundo e a da religião evangélica em nosso país, o fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação entre os países através das grandes conferências e competições esportivas internacionais, a expansão da democracia e do livre intercâmbio entre as nações mais ou menos desenvolvidas, a possibilidade do diálogo entre países, como está a ocorrer entre os Estados Unidos e o Irã, a edição de obras literárias enriquecedoras da literatura mundial e local, etc, etc, etc.

Portanto, também é alvissareiro o que nos aguarda, fundamentalmente, para nós brasileiros que estaremos a realizar um evento da magnitude da copa do mundo este ano, assim como para escolher novos governante em eleições gerais a ocorrer no outubro próximo.

Mantenhamos a esperança e a fé em dia melhores, evidentemente que alavancados por nós mesmos, pois nada cai dos céus, haja vista que até na bíblia a mensagem é no sentido de “que fazes por ti, que te ajudarei”.

Cabendo sempre relembrar a frase bem dita por Voltaire, em sua obra “O Cândido”: “tudo pode acontecer nos melhores dos mundos possíveis, por isso devemos cultivar bem o nosso jardim”.

Um abraço a todos.

Otávio Gomes.

sobre este blog

Blog do Otávio Gomes

Este blog tratará de assuntos do cotidiano das pessoas no que diz respeito aos assuntos mais palpitantes do momento, procurando destacar temas ligados ao sistema jurídico brasileiro, com enfoque para o direito do consumidor, tema que ganhou nova dimensão a partir da vigência do Código de Defesa do Consumidor. Todavia, é do interesse de quem assina o blog que haja indicação de temas por parte dos leitores, posto que se este espaço se propõe democrático

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30