Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 26 de Junho de 2014

Chapão tem candidato ‘sobrando’

A chapa única de deputado federal formada na aliança pró-José Melo (Pros) reúne tantos candidatos com alto potencial de votos que deve haver dificuldade de eleição. Numa previsão otimista, o grupo planeja ficar com cinco das oito vagas em disputa. Ainda assim, poderá sacrificar um peso-pesado. A chapa agrega quatro deputados federais (Silas Câmara, Átila Lins e Carlos Souza, PSD, e Pauderney Avelino, DEM), um senador (Alfredo Nascimento, PR) e um deputado estadual (Arthur Bisneto, PSDB).

Impasse

Entre os deputados federais circulou informação de que Bisneto, que é filho do prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), estaria tentando formar uma nova chapa, dentro da aliança, que fosse menor e pudesse e receber ajuda de outros candidatos.

Corpo e calda

A ideia dessa chapa é que Bisneto seja o nome principal, tenha um corpo bom, composto por vereadores tucanos, e uma longa calda, com vereadores de outras siglas para formação do coeficiente.

Encanto

Vereadores que receberam o convite para essa nova chapa revelaram que a engenharia prevê chance de um deles conquistar uma remota segunda vaga. Eles impõem que Plínio Valério, que teve mais de 80 mil votos a federal em 2010, não participe desse jogo.

Recálculo

Se pelo lado do Pros sobram candidatos de peso a federal, no PMDB, do senador Eduardo Braga, faltam. Ao decidir escalar Francisco Praciano para concorrer à vaga de senador, o PT reduz as chances da aliança de Braga de fazer quatro federais. O petista foi campeão de votos à Câmara dos Deputados em 2010.

Em teste

O chapão de deputado federal no arco da aliança pró-Braga é formado, em sua maioria, por candidatos em teste ao cargo. É o caso dos deputados estaduais Marcos Rotta (PMDB), Conceição Sampaio (PP) e do vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS).

Desgarrado

Assim como na aliança pró-Melo, a coligação pró-Braga tem um partido desgarrado, o PCdoB, que adota a mesma estratégia traçada pelo PSDB. Nesse caso, o cabeça é o ex-secretário Eron Bezerra com corpo e calda de candidatos comunistas.

Portos

A entrada de Alfredo Nascimento na chapa de federal é outra variável que preocupa os quatro deputados federais da aliança de Melo. Eles conhecem o peso que o senador ganhou no interior com os 47 portos que viabilizou quando era ministro.

Carona

Por falar em portos, quem deve pegar carona nas obras de Alfredo é o ex-deputado Sabá Reis (PR). Foi ele, como titular da Ahimoc, que cuidou das obras. Para se ter ideia, recebeu a autarquia com 57 servidores e deixou o cargo este ano com quase 1,2 mil funcionários.

Paternidade

O deputado federal Átila Lins (PSD) fará circular em Manacapuru informativo anunciando que é dele a emenda de R$ 17 milhões para a construção de um hospital na cidade com mais de cem leitos. A obra já recebeu sinal verde do Estado.

Resistência

Alguns aliados de Praciano ainda não digeriram a ideia de ele retirar candidatura de deputado federal para disputar o Senado. Os que concordam com a estratégia, porém, apostam que ele se potencializa para as eleições de 2016, mesmo que perca para Omar Aziz.


Pinga-fogo

*Ontem foi ponto facultativo no Estado, por causa do jogo Suíça e Honduras em Manaus, mas para o staff da Sepror, ADS, Idam e Sebrae foi dia de trabalho. Comandados pelo titular da Sepror, Valdenor Cardoso, discutiram planejamento e ações imediatas para o setor primário.

*Aliás, ontem também, produtores rurais de municípios da região metropolitana se reuniram para discutir a ocupação da Central de Abastecimento em Iranduba, que deverá ser inaugurada na próxima quarta-feira.

*Pronto-Socorro da Zona Norte, que será inaugurado amanhã pelo governador José Melo, vai se chamar Delfina Aziz, em homenagem à mãe do ex-governador Omar Aziz.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
agosto 2014
S T Q Q S S D
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31