Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 04 de Dezembro de 2013

Conquista para o PIM sem festa

O Polo Industrial de Manaus obteve uma importante conquista nos últimos dias, mas, para não assanhar ainda mais a cisma de outras unidades com a política fiscal do Estado, o Amazonas não pode comemorar. A Semp Toshiba anunciou no último fim de semana que encerrou suas atividades na Bahia transferindo de Águas Claras (região metropolitana de Salvador) para Manaus toda a sua fábrica de notebooks e desktops. A medida fecha 200 postos de trabalho lá e abre-os aqui.

Lucro maior

O que pesou na decisão da Semp Toshiba de encerrar as atividades na Bahia foi o fato do Polo Industrial de Manaus, por intermédio de sua política de incentivos fiscais, oferecer mais competitividade a seus produtos.

Interesses

A vinda das duas linhas de produção da Bahia para o Amazonas pode dificultar as negociações do Estado com relação à prorrogação da ZFM e à reforma do ICMS, já que o principal argumento dos adversários do PIM é que os incentivos fiscais do Amazonas podem liquidar empregos em outros estados.

Rigor

Provocado a dar explicações, na Ação de Direta de Inconstitucionalidade movida no TJ-AM pela oposição, que questiona a tramitação do projeto que cria sete vagas de desembargadores, o presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), enviou resposta ontem, dizendo: “O Regimento Interno da Casa e a Constituição foram rigorosamente obedecidos”.

Multados

Diário da Justiça Eletrônico com data de hoje, mas disponível desde ontem no site do TRE-AM, publica multa de R$ 2 mil ao prefeito Artur Neto (PSDB) e a seu vice, Hissa Abrahão (PPS). A sanção, aplicada pelo juiz Ronnie Frank Torres, é referente a irregularidade na eleição 2012.

Tele palestra

Para quem tem projeto 2014, para além de Manaus, Hissa Abrahão encontrou ontem uma boa oportunidade de visibilidade no interior do Estado. Ele palestrou para alunos da UEA de 25 municípios, usando o sistema de tele aulas da instituição.

Agora, sim

Enfim, o Ministério do Trabalho regulamentou a lei que concede 30% de adicional de periculosidade aos salários dos vigilantes de todo o País. A informação foi dada ontem pelo ministro Manoel Dias à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), autora da lei que trata da matéria.

Falta nada

A direção do Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio contestou queixa de médicos publicada ontem nesta coluna sobre a falta de sedativos, anestésicos e outros insumos para a unidade. O hospital diz que não há falta nem há risco de ficar sem reserva e que as aquisições de medicamentos são feitas regularmente.

Permuta

A Susam também se posicionou sobre a nota de ontem da coluna, explicando que, entre as unidades de saúde do Estado, existe permuta de insumos para evitar que eles percam prazo de validade e sejam descartados. A Susam diz ainda que não tem problemas com fornecedores.

Homenagem

A CMM presta homenagem póstuma amanhã, às 10h, ao médico José Figliuolo, que atuou no serviço público e morreu no ano passado. Autor da homenagem é o vereador Gilmar Nascimento (PDT).


Pinga-fogo

- O vereador Isaac Tayah (PSD) apresentou um terço das emendas que chegaram ao Orçamento do Município para o próximo ano. Das 200 propostas, ele sugeriu 70. O problema é que cada parlamentar terá um limite de R$ 300 mil para partilhar nas suas indicações.

- A vereadora Glória Carrate (PSD) incorporou Madre Calcutá para escrever suas emendas ao Orçamento. Todas as propostas que fez são destinadas a instituições de caridade de Manaus.

- Técnicos da CMM prevêem que o vereador Waldemir José (PT) enfrentará dificuldade para emendar o Orçamento. É que o prazo para receber as propostas se encerrou às 16h de ontem e até às 16h30 ele não havia apresentado nada.


sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30