Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 13 de Março de 2014

Eleição no TJ-AM será no dia 1º de abril


O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) decidiu ontem que a eleição do novo presidente do poder, que substituirá o desembargador Ari Moutinho, ocorrerá no dia 1º de abril. O edital do pleito deve ser anunciado ainda nesta semana. Publicamente, não há manifestação de candidatos, mas três magistrados se movimentam para a sucessão: Domingos Chalub, que já foi presidente tampão, Yedo Simões, atual corregedor, e Graça Figueiredo, a mais antiga.

Garantia

Em meio à dúvida de que a votação da PEC da Prorrogação da ZFM deverá ser adiada, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), garantiu ontem ao relator da matéria, deputado Átila Lins (PSD), que a pauta está mantida para terça-feira. Disse que, se houver problema, será votada no dia seguinte.

Causa e efeito

Na bancada do AM, porém, há desconfiança de que a votação ocorra no dia previsto. Os parlamentares acham que a crise do Planalto com a base aliada, que já impôs duas derrotas à presidente Dilma esta semana, possa afetar a votação da PEC.

Trava

O alerta sobre a votação da PEC da prorrogação acendeu, quando o Marco Civil da Internet, previsto para ser votado ontem, foi retirado de pauta sob risco de Dilma sofrer nova derrota. O problema é que a matéria impede votação da Lei de Informática, à qual a PEC da ZFM está condicionada.

Votos

Intenção anunciada ontem pelo vereador Plínio Valério (PSDB) de recuar da disputa à Câmara Federal para pleitear ao Senado pode ruir o plano tucano de eleger Arthur Bisneto a deputado federal. O partido conta com patrimônio eleitoral de Plínio, que obteve quase 80 mil votos em 2010, para fazer legenda a Bisneto.

A pedido

Plínio disse que passou a considerar a hipótese de disputar o Senado após receber ligações de deputados federais dando-lhe ciência de pesquisas que o mostram bem ao cargo e porque, nas ruas, há pedidos do povo para que ele seja senador.

Caseira

Levando-se em conta o que disse Plínio, a Câmara já possui dois pré-candidatos ao Senado. Além do tucano, o outro é o vereador Marcelo Serafim (PSB).

PT x PSDB

O antagonismo PT x PSDB acirrado pelas eleições fez ontem o tucano Mário Frota e o petista Waldemir José medirem força na CMM. Waldemir disse que na gestão tucana, plataformas da Petrobras iam ao fundo. Frota retrucou: “Agora, o PT afunda a Petrobras toda”.

Teste

Tido como mão fechada, o deputado José Ricardo (PT) foi testado ontem no restaurante da ALE-AM pelo colega Sinésio Campos (PT). Quando este foi ao caixa, deu a conta a Ricardo, que torceu a boca instante em que um assessor de Sinésio repetiu o gesto do chefe, mas Zé reagiu: “Não, só a do Sinésio”.

Mira

Informado em Portugal da derrubada da liminar que impedia o vigor da lei do estacionamento fracionado nos shoppings, o prefeito Artur Neto (PSDB) ligou para o autor da regra, vereador Wilker Barreto (PHS), e disse que o próximo alvo será o estacionamento do aeroporto.

Cidadão

O chefe do CMA, general Villas Boas, receberá título de cidadão de Manaus no dia 26, antes de deixar a cidade. A proposta é do vereador Rosivaldo Cordovial (PTN).

Pinga-fogo

O Pleno do TJ-AM aprovou ontem a substituição do desembargador Domingos Chalub pelo desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing no cargo de membro substituto do TRE-AM.

Cleovan Siqueira, presidente nacional do quase criado PL, que no Amazonas serviria para abrigar o vice-governador José Melo, que acabou se filiando ao Pros, esteve ontem na Assembleia Legislativa para conversar com o presidente da Casa, Josué Neto (PSD).

Cleovan estava acompanhado do advogado Paulo Radin, secretário do PSD-AM, partido do governador Omar Aziz, considerado o principal articulador da saída de Melo do PMDB de Eduardo Braga.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
outubro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31