Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 01 de Agosto de 2014

Guerra de cunhados na Corte do TRE

Uma questão familiar que veio à tona esta semana  tornou-se o centro das atenções do meio jurídico no Tribunal Regional Eleitoral  (TRE-AM). Começou na terça-feira  quando o advogado Júnior Fernandes  noticiou, da tribuna,  que o juiz Délcio Santos, membro da Corte, é casado com sua irmã. A informação, dada num processo que envolve o candidato a deputado estadual Cabo Maciel (PR), porém, pode resultar no afastamento de Délcio dos julgamentos do pleito.

Efeito    

Ao dar a notícia,  Fernandes indagou o cunhado  se ele  iria se julgar impedido no processo. Acontece que   Fernandes  é advogado da coligação do governador José Melo (Pros) e, se o impedimento valer para o caso Maciel, poderá valer  também para os de Melo.

Intimado  

A Procuradoria Eleitoral já abriu processo para tratar do caso. O juiz Délcio Santos, que durante muito tempo advogou para o senador Eduardo Braga (PMDB), principal adversário de Melo, foi intimado a se manifestar sobre o assunto e tem até segunda-feira para responder.

Elogios    

Detalhe do início da polêmica entre os cunhados é que Júnior Fernandes, antes de suscitar o grau de parentesco com Délcio, preparou-o com afagos. Disse que ele era um homem honrado, um dos mais brilhantes juízes da Corte.

Manobra  

Ontem, Délcio Santos disse que a questão levantada pelo advogado de José Melo é uma tentativa de afastá-lo do pleito, com o intuito de fugir dos debates jurídicos. “Eu nunca decido só. Não tenho problema com divergência. Sou um juiz  que gosta de ideias novas, dos debates”, disse.
 
Cópia  

Medida tomada pelo  chefe do MP-AM, Francisco Cruz, de firmar parceria com o MPF  para analisar a evolução patrimonial dos candidatos, com base no que declararam ao TRE, será copiada por outros Estados. A parceria foi tema da última reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais que ocorreu em Manaus na semana passada.

Marcação    

As campanhas de Melo e Braga, esta semana, estão ocorrendo em marcação cerrada. Ontem, por exemplo, o peemedebista fez caminhada na Cidade de Deus; o candidato do Pros, no Novo Israel. Hoje, Melo à vai calha do Madeira; Braga, à do Purus.
 
Rua a rua  

Para se ter ideia do quanto   estão em marcação cerrada, na terça-feira, José Melo  andou por ruas dos bairros São Francisco e Petrópolis. No dia seguinte, no mesmo horário, a vice de Braga, Rebecca Garcia (PP), caminhou pelas mesmas ruas.
 
Missão  

A campanha do governador José Melo decidiu internar o ex-prefeito Bi Garcia em Parintins com a missão de tentar reverter o cenário  revelado por pesquisas eleitorais que indicam uma larga vantagem do senador Eduardo Braga no Município.

Estratégia  

A estratégia de Melo em Parintins é usar Bi Garcia para tentar pegar carona na popularidade do ex-prefeito, que lidera pesquisa local a deputado estadual.

PEC  

De volta ao Amazonas, ontem, após três dias em São Paulo,  o senador Eduardo Braga passou em Brasília e conversou com os líderes nacionais de seu partido, Michel Temer e Renan Calheiros, com quem tratou da promulgação da PEC da prorrogação da ZFM.

PINGA-FOGO

- O fim da guerra fiscal entre os Estados, tema que perturba principalmente a ZFM, que tem política fiscal excepcional, é dado como certo. O encaminhamento ocorreu esta semana na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

- Candidatos à presidência do Garantido passaram a semana em Manaus em articulações. Polarizam a disputa o empresário Adelson Albuquerque e o compositor Fred Góes, apontado pela atual diretoria do boi.

- Quatorze cadetes da Academia Militar dos Estados Unidos, dez militares da Guiana Inglesa e trezentos militares brasileiros participaram ontem, em Manaus, de exercício coordenado pelo Comando Militar da Amazônia. 

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
novembro 2014
S T Q Q S S D
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30