Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

2 comentarios | 18 de Maio de 2014

Hegemonia de Dilma no AM ameaçada

O cenário político traçado no momento indica que o PT terá dificuldade para manter sua hegemonia eleitoral no Amazonas, onde já colocou quase um milhão de votos de diferença sobre o PSDB, num eleitorado de menos de dois milhões de votos. Em doze anos, pela primeira vez, sua base está completamente esfacelada. Não poderá contar com o PSB, que tem candidato próprio. Dificilmente o PSD e o Pros entrarão de corpo e alma em sua campanha, mesmo que eles declarem apoio a Dilma Rousseff.

Foco

Diante das notícias de que o senador Eduardo Braga (PMDB) declinou de Amazonino Mendes (PDT) como opção para lançá-lo à disputa ao Senado, aliados do ex-prefeito revelaram que ele está focado em se candidatar a vaga de deputado estadual.

Chapa

Amazonino faz duas movimentações para disputar vaga à ALE-AM: lançar chapa puro sangue ou, no máximo, estender aliança a nanicos que abrigam seus amigos no PTC e no PRTB, que podem chegar ao mandato puxados por ele.

Interior

O deputado federal Francisco Praciano (PT) ficou tão animado com o convite que recebeu do PMDB para disputar vaga de senador que ele próprio está se encarregando de dar a notícia. Fez isso em Maués na sexta-feira ao ser abordado sobre o assunto.

Agendado

Aliás, Praciano e Braga vão se encontrar em Brasília para discutir a formação da chapa de senador. Os dois combinaram isso na sexta-feira, ao participarem de evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

PR-Pros

O senador Alfredo Nascimento (PR) foi o articulador e será o acompanhante do governador e pré-candidato à reeleição José Melo (Pros) na audiência que este terá amanhã, em Brasília, às 16h30, com a presidente Dilma Rousseff.

Duas partes

O encontro de Melo com Dilma será dividido em duas partes: uma, para discutir investimentos no Estado; e outra para falar de política. Só depois desse encontro o governador irá decidir sobre os cargos do PT em sua gestão.

Dança

Sem o prometido dinheiro de Dilma e frente à “robusta” verba oferecida a ele por Melo, recurso que já será anunciado amanhã, o prefeito Artur Neto precisará de muito jogo de cintura. Terá que fazer um palanque para Aécio Neves (PSDB), mas não vai poder deixar de dar as mãos a Melo, que ainda está com Dilma.

4º senador

Dependendo do resultado das eleições em Roraima, o Amazonas poderá ganhar a quarta representação no Senado. A senadora Angela Portela (PT) vai disputar o mandato de governadora e seu primeiro suplente é José Nagib da Silva Lima, que trabalha em Manaus. É superintendente adjunto na Suframa.

Dificuldade

Angela Portela, no entanto, terá que enfrentar o a máquina do Estado, já que seu principal adversário é o governador Chico Rodrigues (PSB), que conta com apoio do senador Romero Jucá (PMDB), peso-pesado da política local.

Riscado

A titular da SDS, Kamila Amaral, e o número 2 da pasta, Henrique Medeiros, entraram em rota de colisão. Na sexta-feira, ele assinou uma declaração. Ela, à caneta, fez um círculo na rubrica e um grande “x” na assinatura. “Ela quer mostrar serviço”, desabafou.

Pinga-fogo

A Força Sindical no Amazonas ainda não combinou o jogo eleitoral com suas lideranças nacionais. Os sindicalistas daqui estão divididos entre Braga e Melo, mas a direção nacional da Força já anunciou que o candidato é o deputado Henrique Oliveira (SDD).

Na sexta-feira, membros da Força levaram para o evento do PSD uma faixa da entidade em apoio a Melo. O vice-presidente da entidade, Washington Luiz, protestou dizendo que até agora não há acordo algum sobre isso.

Dois vereadores da CMM viajaram na semana para cuidar da saúde: o presidente da Casa, Bosco Saraiva (PSDB), e Wilker Barreto (PHS). Os dois são candidatos a deputados.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30