Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 05 de Dezembro de 2013

Impositivo, porém sem imposição

O fim do prazo de entrega das emendas ao Orçamento do Estado para 2014, ocorrido na terça-feira, expôs a contradição de deputados que assinaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que obriga o Governo a executar indicações parlamentares feitas ao Orçamento. Isso porque, dos 24 membros da ALE-AM, apenas seis fizeram proposta de emenda orçamentária. Ou seja: eles querem criar um orçamento impositivo, mas não farão nenhuma imposição ao Executivo.

Recuo

A falta de proposta orçamentária pode não ter sido acaso, mas um claro recuo da base aliada, que subscreveu a PEC do Orçamento Impositivo, já que o governador Omar Aziz (PSD) reclamou da matéria. Tanto que os ânimos dos governistas arrefeceram.

Reencontro

Os senadores Eduardo Braga (PMDB) e Alfredo Nascimento (PR) não fizeram apenas pose para foto na sessão da Câmara dos Deputados, que concedeu ontem ao ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) a Medalha do Mérito Legislativo. Após o evento, os três tiveram longa conversa no gabinete de Braga.

Só dois

E não foi o único encontro. Depois, Amazonino almoçou com a deputada Rebecca Garcia (PP) e o deputado Átila Lins (PSD), que propôs a homenagem ao ex-prefeito. Detalhe é que, após a refeição, Amazonino voltou a reunir com Eduardo. Dessa vez, só os dois.

Mui amigos

Amazonino não escondeu que esperava mais gente em sua homenagem. Ele notou principalmente a ausência de Sabino Castelo Branco (PTB), a quem deu mandato de vereador e de deputado federal, e de Silas Câmara (PSD), que, quando Amazonino era prefeito, não saía da casa dele, no Tarumã.

Medalha

Aliados de Braga, na CMM, ficaram ouriçados ontem com a aprovação do título de cidadão de Manaus ao ex-titular da Seduc Gedeão Amorim. A euforia não foi pelo título, proposto pelo vereador Everaldo Farias (PV), mas pela oportunidade que a ocasião dará ao senador, líder de Gedeão, de ir à Casa, possivelmente ainda este ano.

Defesa

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), defendeu ontem à tarde a Zona Franca de Manaus num território onde o modelo costuma ser atacado: São Paulo. Em fórum promovido pela Agência Estado, ele disse que a ZFM é o projeto ambiental mais bem sucedido da Amazônia.

Preservação

Confúcio expôs a razão de sua defesa: “A ZFM gerou oportunidade de emprego, aumentou o PIB e a renda do Estado do Amazonas; indígenas, caboclos e ribeirinhos se especializaram como mão de obra; diminuiu o impacto do homem sobre a floresta e os rios. Houve uma preservação impressionante”.

Capenga

Com o dedo apontado para evento que seu colega Professor Bibiano (PT) ajudou a realizar ontem, no Inpa, o vereador Elias Emanuel (PSB), que foi ao local tentar um espaço para falar, esbravejou ao se retirar do instituto: “Esse evento é capenga. Não deram voz a quem deveria. Querem construir uma visão equivocada do Plano Diretor”.

Reserva

O evento discutia a possível ameaça que o Plano Diretor de Manaus representa para a Reserva Adolpho Ducke. Elias Emanuel queria dizer que não há ameaça, mas proteção.


Pinga-fogo

- O presidente da CMM, Bosco Saraiva (PSDB), enviou ofício ontem ao delegado George Gomes pedindo cópia do depoimento do advogado Félix Valois sobre propina pedida por vereadores da Casa a empresário local. Valois denunciou o caso, mas não deu nomes.

- Irresignado com a fala de um técnico da Semmas que citou a Cachoeira Alta, no Tarumã, como perfeita convivência entre desenvolvimento urbano e meio ambiente, o professor da Ufam Mena Barreto, interveio: “Então, vamos lá tomar banho”.

- O vereador Waldemir José (PT) vai propor que o prefeito Artur Neto (PSDB) corrija a placa da inauguração do mercado Adolpho Lisboa. Diz que hoje, só há dados da reinauguração.


sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30