Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 01 de Setembro de 2014

Indígenas invisíveis na campanha no AM

Os quase 180 mil cidadãos amazonenses que compõem algo em torno de 5% da população do Estado tornaram-se seres invisíveis na propaganda eleitoral de rádio e TV aos  candidatos que disputam o cargo de governador do Amazonas. Passadas duas semanas do início do horário político, a questão indígena ainda não pautou o discurso dos sete políticos que participam do pleito. O assunto também ainda passa distante dos programas dos candidatos à Presidência.

Recuo  

O tema já foi mais valorizado nas eleições gerais. Em 2006, o indígena amazonense Fidelis Baniwa foi escalado como um dos apresentadores dos programas de TV da campanha à reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Momento  

Na estratégia de se mostrar diferente e dizer que seus adversários Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros) são iguais, o deputado Marcelo Ramos, candidato a governador pelo PSB, disse na ALE-AM, na semana passada, que a diferença entre eles, hoje, na Casa, é momentânea.

‘Geração 92’  

Por falar em Marcelo, ontem, ele foi citado em reportagem do Estado de S. Paulo como integrante da geração “caras-pintadas” que foram às ruas em 1992 pedir  o impeachment do presidente  Collor e que hoje estão disputando cargo de governador.

Lista  

A reportagem sobre a “Geração 92”, hoje na política, incluiu ainda as candidaturas de Alexandre Padilha (PT), em São Paulo, Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão, Lindberg Farias (PT), no Rio, Camilo Santana (PT), no Ceará, e Lúcio Cabral (PT), em Mato Grosso.

Análise  

Reportagem de “O Globo” que analisa a disputa eleitoral nas 27 unidades da federação  mostra a dificuldade que sete governadores, dos 16 que tentam permanecer no cargo, enfrentam para se reeleger. Entre esses cita o do Amazonas, José Melo, com base no Ibope de 13 de agosto, que dá 52% a Braga e 24% para Melo.

Retorno  

Na contramão da mudança identificada em 80% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha na semana passada, o jornal incluiu o senador Eduardo Braga entre os cinco ex-governadores que poderão retomar o posto. 

Paraquedas  

Visitando sua cidade natal, seu principal camburão eleitoral, o deputado estadual Adjuto Afonso (PP) comentou na semana passada, no município de Pauní: “É impressionante o número de paraquedistas este ano”.

Abuso  

Queixando-se que os paraquedistas prejudicam os candidatos que possuem trabalho no interior, Adjuto revelou uma prática comum: “Eles vêm aqui, contratam lideranças, pegam os votos e depois somem”, lamentou.

Boiado  

O prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás (PSD), não conseguiu esconder o mal-estar que sentiu sábado na recepção a José Melo, que fez  comício na cidade. Ele foi impedido de entrar no próprio carro, que conduziu o governador e seu principal rival político, o ex-prefeito Bi Garcia (PSDB).  

Virtual  

O TRE-AM está em fase de testes para virtualização dos processos no tribunal. Há previsão de que, em dois meses, as ações administrativas estejam todas virtualizadas e que ainda este ano todos processos tramitem em rede.

PINGA-FOGO

- Em trajetória com elevada ascendência na Polícia Federal, o ex-superintendente  da instituição no AM Sérgio Fontes está deixando a direção da Academia Nacional da PF para assumir a diretoria de gestão de pessoal da corporação. É cargo de segundo escalão na PF. 

- Microônibus executivos, colocados em circulação com conceito de conforto e opção ao transporte público convencional, viraram pardieiro: sujos, quebrados, fedidos e superlotados.

- O candidato a governador Marcelo Ramos fez um apelo dramático nas redes sociais: “Estamos voltando agora de Manacapuru e quero panfletar o Eldorado. Nossa militância está num merecido descanso. Então, conto com você”.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
novembro 2014
S T Q Q S S D
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30