Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

8 comentarios | 26 de Fevereiro de 2014

PSDB trava ofensiva contra ZFM

Quem acompanhou ontem a reunião de líderes que incluiu a PEC da prorrogação da ZFM na pauta de votação de 18 de março da Câmara dos Deputados notou que o PSDB, responsável pelo adiamento da votação da matéria no ano passado, colocou o pé no freio da implicância contra a proposta. O líder tucano na Casa, Antonio Imbassahy (BA), por exemplo, não deu uma palavra enquanto o tema era bombardeado pelos líderes do DEM, Mendonça Filho, e do PR, Anthony Garotinho.

Modesto

Chave que liberou via para acordo à votação da PEC saiu do DEM, ao reapresentar projeto propondo a prorrogação da Lei de Informática. Mas o texto é modesto. Não insiste nos 50 anos como queria o PSDB. Propõe apenas dez anos.

Líder do PSD

Ao falar ontem da decisão da Câmara em marcar votação da prorrogação, o governador Omar Aziz (PSD) repetiu a interlocutores: “Foi o líder do meu partido, Moreira Mendes, que pediu a pauta”.

Em março

Omar evita falar, mas acaba demonstrando que está torcendo para que a aprovação da PEC da Prorrogação até 2075 ocorra enquanto ele estiver no cargo. Na possibilidade de renunciar ao mandato para disputar o Senado, espera que o texto pelo menos passe pela Câmara.

Rito sumário

No Senado, o senador Eduardo Braga (PMDB) garante que a prorrogação não terá dificuldade de tramitação. Ele diz que já articula acordo para que a PEC chegue e saia da Casa aprovada no mesmo dia. Prevê até que a própria análise da CCJ ocorra em plenário e logo entre em votação.

Experiência

Braga tem experiência em rito sumário. No ano passado, sob pesadas críticas de colegas, por exemplo, pôs em votação e conduziu vitória do Governo na aprovação da MP dos Portos.

Juruna

O deputado Henrique Oliveira (SDD) deu uma de Juruna ontem. Ao ver o presidente da Câmara, Eduardo Alves (PMDB-RN), pediu que ele gravasse um vídeo se comprometendo a colocar a PEC da prorrogação em pauta. Alves pediu um tempo, no que Oliveira retrucou: “Não, grave logo pra não ter perigo”.

Memória

Primeiro indígena eleito deputado federal no País, em 1982, lutando pela demarcação das terras indígenas, Juruna andava com um gravador nas mãos. Quando falava sobre isso, explicava que era “para registrar tudo o que o branco diz”.

Liberada

Arranjo que o PP deu para casar com o PT e namorar o PSDB, ao mesmo tempo, reanimou a pré-candidatura a governadora da deputada Rebecca Garcia (PP). Ficando com o Ministério das Cidades, o partido fecha com Dilma, mas libera alianças regionais com tucanos. Ontem, Aécio Neves disse a Rebecca que quer de tê-la como palanque.

Alerta!

O vice-governador José Melo (Pros) deu um susto em seus aliados. Teve um problema de arritmia cardíaca e buscou atendimento no Pronto Socorro 28 de Agosto. Sua assessoria minimizou o problema, dizendo que ele foi ao local para exames de rotina.

Ritmo

Pré-candidato a governador, José Melo, de 67 anos, não alterou agenda dos próximos dias. Viaja amanhã para Tabatinga e São Paulo de Olivença e no mesmo dia segue para Boca do Acre.

Pinga-fogo

Em pouco mais de duas semanas, dois desembargadores, Djalma Martins e Jorge Lins, já se julgaram suspeitos de atuar na última ação do MP-AM contra o prefeito Adail Pinheiro. O processo agora está com desembargador Rafael Romano.

Até agora a Secretaria Adjunta de Inteligência ainda não emitiu explicações sobre o incêndio que atingiu as instalações que abrigavam o “guardião”, equipamento que grava escutas telefônicas.

O Samu Regional do Alto Solimões, com ambulanchas e ambulâncias, será a novidade que o ministro da Saúde, Arthur Chioro, trará amanhã em sua primeira visita ao AM. O inédito serviço no País foi luta do titular da Susam, Wilson Alecrim.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
novembro 2014
S T Q Q S S D
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30