Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 07 de Julho de 2014

‘Pernada’ da Eleição 2014 se desenha

Como não poderia deixar de ser, em se tratando de eleição no Amazonas, o esboço de uma nova ‘pernada eleitoral’ é rabiscado na disputa deste ano. O deputado federal Francisco Praciano (PT), que já aparece em cartazes como candidato ao Senado na chapa de Eduardo Braga (PMDB) ao governo, pode ser jogado fora da disputa a mando do PT nacional, que pediu ao TRE/AM indeferimento da candidatura de Praciano, e ameaça dissolver o Diretório Estadual. O caso será definido na esfera judicial. 

Beicinho  

A interferência da Executiva Nacional do PT na candidatura de Praciano atende a uma insatisfação do ex-governador Omar Aziz (PSD), que não quer o petista na disputa contra ele ao Senado. Omar e o governador José Melo (Pros), candidato à reeleição, impõem a condição para não fazerem palanque, no Estado, para o tucano Aécio Neves. 

Exclusivismo  

É pensando na reeleição da presidente Dilma Rousseff, e na folga eleitoral que o PT sempre teve no Amazonas, nas últimas eleições presidenciais, que o partido decidiu atender ao pedido de Omar Aziz. Assim, Dilma teria no Amazonas apoio em duas candidaturas: José Melo/Omar e Eduardo Braga mais alguém que não seja Praciano. 

Medo  

Para o deputado Francisco Praciano, a estratégia de Omar Aziz, ao tentar ganhar a eleição “por w x o” é “coisa de coronel”. “Ele (Omar) tem que  mostrar a cara, o programa, as ideias”, comentou o parlamentar. “Eu não pensei que fosse espantar tanto”, brincou Praciano, que ontem passou parte do dia produzindo as fotografias de sua candidatura ao Senado. 

Receio  

Depois da garantir o tempo de TV com a maior coligação (nove partidos) entre os candidatos à Presidência, a preocupação do Planalto, e do PT, é garantir a fidelidade dos acordos em nível regional. Pelo menos na TV, entretanto, Dilma vai nadar de braçada. Terá cerca de 11 dos 25 minutos de cada bloco de propaganda. Aécio quatro minutos e Campos dois minutos. A propaganda eleitoral gratuita inicia em agosto. 

Fã  

O prefeito Artur Neto (PSDB) decidiu participar do Fifa Fan Fest na Ponta Negra não somente no jogos da Seleção Brasileira. De lá, assiste a praticamente todos os jogos da Copa e posa para fotos antes, durante e depois das partidas.  

Propaganda  

De acordo com Artur, a presença dele nos eventos é também uma forma de divulgar Manaus “no varejo” para os estrangeiros. O prefeito já assistiu aos jogos ao lado de costarriquenhos, americanos, camaronenses, holandeses, mexicanos e colombianos.  

WhatsApp  

Nas eleições deste ano, o candidatos ganharam um reforço para aproximar suas propostas do eleitor. Já utilizam o aplicativo WhatsApp para enviar a celulares mensagens com suas plataformas de campanha. O serviço expõe os candidatos à malcriação instantânea dos eleitores não muito afeitos a políticos.  

Ajuda  

Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (4) oficializou o subsídio mensal de R$ 1 milhão para as empresas do transporte coletivo de Manaus, mas impôs condições para o repasse. 

Norma

Uma das regras para que a ajuda seja mantida, a fim de conservar a passagem em R$ 2,75, é  a comprovação de pagamento do FGTS aos trabalhadores do sistema. 

PINGA-FOGO

- Conforme reportagem publicada na revista Veja desta semana, aeronaves da Força Aérea da Venezuela utilizaram o espaço aéreo do Amazônia para transportar soldados e veículos militares para a Bolívia, num reforço para reprimir opositores  de Evo Morales, no ano de 2007. Foram 114 voos  no total, que passaram pelo Amazonas.  

- Como descreve a matéria, o general Augusto Heleno, então chefe do Comando Militar na Amazônia, estava ciente do que ocorreu à época. 

- A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Amazonas (Sintjam) disse que está disposta a dar um “voto de confiança” na nova presidente do TJ-AM, Graça Figueiredo, e paralisar greve da categoria.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
julho 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31