Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 09 de Abril de 2014

Planalto de olho na tensão Omar e Braga

O Palácio do Planalto acompanha com preocupação o racha ainda velado entre o ex-governador Omar Aziz (PSD) e o senador Eduardo Braga (PMDB). O receio é que a presidente Dilma Rousseff (PT) seja a principal prejudicada com o distanciamento entre eles. Há preocupação de que o grupo de Omar caia de graça no colo dos adversários da presidente, principalmente do tucano Aécio Neves. A ponte entre o ex-governador e o PSDB tem ficado muito próximo de Omar: o prefeito Artur Neto.

Ensaios

A desconfiança de Brasília com o cenário das eleições no Amazonas aumentou depois que surgiram rumores de que o senador Eduardo Braga poderá lançar candidatos fortes para dificultar a eleição de Omar Aziz ao Senado.

Sugestão

Petistas ouvidos pela coluna revelaram que o receio do Planalto com a crise entre Omar e Braga foi revelado pela primeira vez pelo ministro Gilberto Carvalho quando esteve em Manaus há uma semana. Ele chegou a sugerir que o nome de Omar seja também o candidato a ser apoiado pelo PMDB.

Pressão

Para se ter ideia do inferno que o deputado federal Francisco Praciano (PT) passou depois de ter se tornado o único petista a votar pela criação da CPI da Petrobras na Câmara, ele recebeu ligações de dirigentes nacionais do partido ameaçando vetar a candidatura dele à reeleição.

Adiado

O diretório estadual do PT aditou a decisão que tomaria no dia 26 sobre o nome que o partido apoiará nas eleições deste ano ao cargo de governador. A nova data que a sigla tomará a decisão não está definida. Alguns petistas defendem que saia aos 45 minutos do segundo tempo.

Sepror

De olho na indefinição que o PCdoB deixou no ar sobre o candidato a governador que apoiará este ano, a bancada do PTN na ALE-AM está se movimentando para tentar emplacar o deputado Orlando Cidade como titular da Sepror, pasta comandada pelos comunistas.

Reforço

Em troca da Sepror, o PTN oferece reforço na ALE-AM ao Pros, partido do governador José Melo, que hoje, na Casa, conta apenas com um deputado, Sidney Leite. Nesse caso, com a saída de Cidade da ALE-AM, quem assumiria a vaga seria o vereador Jairo da Vical, que trocou o PTN pelo Pros no ano passado.

Resgate

Aliás, caso o governador José Melo concorde com a mudança, a possível ida de Jairo da Vical para a ALE-AM abrirá vaga para o ex-vereador Eloi Abreu, que não conseguiu reeleição em 2012, mas ficou na primeira suplência do PTN.

‘Viagem’

Especialistas do Congresso Nacional consideraram “uma viagem” a resposta que o TRE-AM deu à ALE-AM, dizendo que é válida a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que aumentou o números de deputados do Amazonas. Para eles, o que vale é o decreto legislativo que sustou a regra editada pela Justiça Eleitoral.

Espinha

Deputados federais não engoliram a crítica que o presidente do Cieam, Wilson Périco, fez na última reunião do Codam, quando disse que o pós primeiro turno da PEC da prorrogação mostrou os que só querem aparecer na foto. Quando tocam no assunto, dizem: “Pergunta se o Cieam enviou alguma mensagem agradecendo pela aprovação?”.

Pinga-fogo

Comando do serviço de segurança pública para o jogo de hoje entre Nacional e São Luiz, na Arena da Amazônia, pediu dois camarotes, mil garrafas de água mineral, mil lanches com frutas para o efetivo a ser empregado. A informação corria ontem indignada entre os organizadores do evento.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) volta ao foco da mídia internacional nesta quarta-feira, com a apresentação do relatório final da CPI da Espionagem, proposta por ela, e da qual é presidente.

O interesse do mundo pelo tema leva em conta o fato de que o principal alvo das investigações foram os Estados Unidos, depois de ter bisbilhotado a presidente Dilma Rousseff.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30