Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

1 comentarios | 05 de Janeiro de 2014

Prorrogação é prioridade de fevereiro

Antes do início do recesso parlamentar, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), informou a parlamentares da bancada amazonense que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), do Executivo, que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos, está na pauta de prioridades da Casa para ser votada em fevereiro. Avisou, porém, que a aprovação depende de ajustes e costuras.


Obstáculo 

A prorrogação da ZFM foi promessa anunciada em 2011 pela presidente Dilma, como presente dado a Manaus no dia do aniversário da cidade, 24 de outubro. O texto esteve prestes a ser aprovado na Câmara em 2013, mas a bancada paulista criou obstáculo.

Batalha 

A primeira batalha do ano do AM com SP não será pela prorrogação da ZF. O campo de conflito será o setor de produção de ar condicionados. A Hitachi quer produzir grandes aparelhos em Manaus, mas, para isso, terá que fechar base em SP.

Produção 

A reativação da linha de splits da Hitachi segue os bons ventos que atingem o setor no Polo Industrial de Manaus, que encerrou  2011 com 1,2 milhão de peças e deve fechar 2013 com 3,5 milhões de unidades feitas no PIM, dos 5 milhões da demanda nacional.

Gigantes

As boas notícias do setor não param por aí. A empresa Midea atingiu a casa de 1 milhão de peças produzidas aqui em 2013, a Daikin iniciou operação e a Mitsubishi já está conversando com a Suframa para montar sua unidade no PIM.

Retorno

O deputado federal Francisco Praciano (PT) está passando férias em Itapipoca (CE), num lugar chamado Praia da Baleia, onde seu pai possuía um engenho e onde o maior comentário da vila é que “Edinaldo”, como é conhecido por lá, está de volta para o Estado do Ceará.

Desconforto 

No Amazonas, no entanto, Praciano aparece bem nas pesquisas e não dá sinais de sair da disputa, mas não esconde o desconforto de ter sido sufocado pelo seu partido, não tendo direito sequer a uma relatoria importante.

Oposição 

Depois de trocar o partido do governador (PSD) pelo PMN, o deputado Chico Preto agora flerta com a oposição. Vai propor este ano uma homenagem de título de cidadão amazonense ao colega José Ricardo (PT). Pediu até o currículo do petista.

Aluguéis

O vereador Waldemir José (PT) estuda  um dos primeiros temas que abordará na volta aos trabalhos: aluguel de escolas. Está intrigado com o fato do orçamento 2014 destinar R$ 12 milhões para construção de escolas e R$ 28 milhões para aluguéis.

Mudança 

Aliados do prefeito Artur Neto (PSDB) cogitam que ele terá que fazer nova mudança em seu secretariado, em abril. Antecipam que a mudança ocorrerá na Semsa, para repor a vaga de Evandro Melo, que deve sair para compor o Governo do irmão José Melo, caso Omar Aziz (PSD) decida disputar o Senado.

Candidatas 

Na prefeitura, aliados de Artur identificam os primeiras interessadas em substituir Evandro: As subsecretárias Lubélia Freire e Ada Frota, principalmente depois das festas que deram no Diamond e no Village.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
julho 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31