Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 23 de Dezembro de 2013

Rebecca faz jogo de três tempos

Bastidores da política

Os sinais mais evidentes de que a deputada Rebecca Garcia (PP) não recua mais de sua candidatura a governadora em 2014 despertaram conjecturas que levam em conta o fato de que a sucessão estadual seria apenas a primeira parte de um jogos de três tempos para ela. Nesse caso, o primeiro teria como finalidade projetá-la para 2016, quando poderia vir a ser a vice da reeleição de Artur Neto (PSDB), que a deixaria no cargo em 2018, após encontrar seu caminho de volta ao Senado.

Lógica 

A lógica nessa articulação é Rebecca Garcia chegar à prefeitura sem disputar o cargo, mas herdá-lo para se cacifar e dois anos depois disputar o mandato, mas numa reeleição.

Movimentos

Dois fatos ocorridos na semana passaram precipitaram a conjectura que se ouve de aliados de Artur: a pose de candidata que Rebecca fez com Amazonino Mendes (PDT) e a declaração do presidente do PP, Ciro Nogueira, de que, no AM, o partido será oposição a Dilma.

Reparo 

Ressaltando que não falava como presidente do TCE-AM, o conselheiro Josué Filho elogiou ontem, na rádio Difusora, o Plano Diretor de Manaus, porém disse que se precisa fazer reparo para que os prédios de 25 andares não sejam construídos nos platores, mas em terrenos baixos.

Elefante 

Aliás, referindo-se ao cargo que assumiu na quarta-feira passada de presidente do TCE e à sua trajetória política, Josué Filho comentou: “Estou acostumado ninar elefante”.

Torres

Nos debates do Plano Diretor, todo mundo ficou de olho no aumento dos gabaritos de 18 andares para 25 andares, porém a maior mudança não ocorrerá nesses prédios, mas nos de quatro gabaritos, que agora poderão crescer para até oito andares.

Explica-se 

Acontece que as torres de 25 andares só poderão ser construídas em restritos 5% da cidade, enquanto os prédios de oito andares poderão ser erguidos em 80% da cidade. Ou seja: ninguém debateu a maior mudança da paisagem urbana.

Guaraná 

Dados ainda precários sobre a safra 2013-2014 de guaraná no Estado indicam uma queda na produtividade dos guaranazais do Estado. Há propriedade que teve queda de 80%. O presidente do Idam, Edmar Vozoli, recebeu informação de que a produção deve cair em torno de 30%.

Clima

Como houve incremento de áreas de plantios de guaraná no Estado e novas tecnologias, técnicos do setor ainda não sabem o que aconteceu. O titular da Sepror, Eron Bezerra, disse que ainda não recebeu os relatórios do setor.

TRE-AM

Advogados que acompanham os bastidores da Justiça do Amazonas avaliam que a única forma de manter a tradição na eleição para a direção TRE-AM e, consequentemente, a ascensão da desembargadora Socorro Guedes à presidência da Casa é o TJ-AM não aumentar agora o número de juízes da Corte.

O jogo

Segundo os advogados, com a atual composição do TJ-AM, que elege o presidente do TRE-AM, Socorro é sucessora natural de Flávio Pascarelli. A alteração da atual formação abriria grandes chances para o desembargador Aristóteles Lima Thury.


Pinga-fogo

- Informação publicada ontem no Estadão mostra a preocupação da Secretaria de Direitos Humanos com o déficit de conselheiros tutelares em Manaus. A pasta inclui a cidade entre as cinco que concentram 30% do problema no País.

- Desde que foi designado para implantar auditoria ambiental no TCE-AM, há cerca de cinco anos, o conselheiro Júlio Pinheiro não larga mais a área. Agora está trabalhando para implantar educação ambiental na rede pública de ensino.

- Assusta andar na passarela que atravessa a Djalma Batista e o início da Torquato Tapajós, em frente ao Carrefour de Flores. Um trecho da obra está destruído e põe em risco as pessoas que a utilizam.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30