Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 29 de Agosto de 2014

O STF não conhece a Amazônia

Decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira não observou o transtorno que acarretará àqueles que moram nesta parte do Brasil. Ao entender que a concessão de benefício do INSS deve ser precedida de requerimento ao instituto, a Suprema Corte tornou ainda mais complicada a vida de trabalhadores que atingiram a idade e ainda não conseguiram se aposentar. O STF, por exemplo, não levou em conta que, aqui, agência do INSS é item de luxo e raro no interior do Estado.

Números

Para se ter ideia do quanto a decisão acarretará em transtornos aos que moram no interior do Amazonas, dos 61 municípios do Estado, o INSS possui agências em apenas 15. Em alguns casos, a viagem de barco dura até cinco dias.

Mudança

Até quarta-feira, o cidadão recorria à Justiça (que possui unidade em todos os municípios do AM) e obtinha seus direitos previdenciários. Agora, o STF entendeu que não há como caracterizar lesão ou ameaça de direito sem que tenha havido um prévio requerimento do segurado.

Av. das placas

A campanha política está transformando a avenida das Torres em “avenida das placas”. A via, que ainda possui muitos terrenos sem edificações, tornou-se alvo de disputa por visibilidade dos candidatos majoritários.

Cargo

Candidato à reeleição, o governador José Melo (Pros) está deixando de lado o nome político que vinha usando desde que disputou mandato de deputado federal em 1994: o de “Professor José Melo”. No Facebook e em seu material de campanha, o cargo valorizado agora é o de governador: “Melo governador”.

Desdém

Em bate boca na tribuna da ALE-AM com o colega Orlando Cidade (PMN), o deputado Marcos Rotta (PMDB), candidato a deputado federal, mostrou o sentimento com o qual deixará a Casa. “No ano que vem não estarei mais nessa Casa”.

Gêmeos

Aliás, durante essa discussão, o deputado Marcelo Ramos (PSB) ironizou a briga entre Rotta e Cidade. “Vocês agem como irmãos gêmeos univitelinos, que, depois de muito tempo, se acordam e se veem como fossem diferentes”.

Miséria

O motivo da discussão entre os deputados foi o discurso que Orlando Cidade fez na tribuna chamando o Bolsa Floresta, criado pelo ex-governador Eduardo Braga (PMDB), candidato a governador, de “Bolsa miséria”.

Orgulho

Cidadão que se identifica como Roni Braga, indígena do Amazonas, foi apresentado ontem como personagem do programa de rádio da presidente Dilma. Em sua participação, ele diz que, com Dilma, as coisas mudaram em sua aldeia na área de saúde e educação, tanto que ele tem até orgulho.

Façam o óbvio

Preocupado com avanço de Marina Silva no País, o PT enviou ontem ao AM o secretário de Organização do partido, Florisvaldo Souza, para repassar informações da campanha à reeleição. Um dos pedidos que fez foi que os petistas locais procurem os aliados.

Revista

É para causar inveja a qualquer político o material de campanha da procuradora Jussara Pordeus, candidata à chefia do MP-AM. Seu plano de governo, por exemplo, é uma revista impressa em papel de alto padrão.

Pinga-fogo

A APM Terminals, operadora mundial interessada em licitações de grandes terminais de contêineres do País, está pedindo pressa do Governo no lançamento dos editais. Um dos portos que ela está de olho é o de Manaus.

O processo de licitação dos terminais de contêineres de Manaus e Suape (PE) está travado no Tribunal de Contas da União (TCU). A APM Terminals teme que os arrendamentos demorem até três anos para serem feitos.

A CRÍTICA errou ontem ao publicar foto do sociólogo Carlos Santiago na página A3, da editoria de Política. No espaço, deveria ter sido editada a imagem do médico Mena Barreto, membro do Iaci.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
setembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30