Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 04 de Janeiro de 2014

TRE com sede dividida na eleição

O TRE-AM, que iniciará obra de reforma na sede, no Aleixo, comandará as eleições gerais do Amazonas, cuja logística é a mais complexa do País, com a estrutura física completamente fragmentada. Toda a parte administrativa que fica no prédio do TRE será transferida para um pavilhão na Faculdade Nilton Lins, Zona Norte, por um aluguel mensal de R$ 80 mil. Os cartórios eleitorais (responsáveis, entre outras coisas, pela emissão de títulos eleitorais) e as sessões de julgamento passarão a ser feitas no Anexo do Aleixo.

Logística 

A resistência dos juízes em transferir o pleno junto com a área administrativa  preocupa os funcionários que trabalham diretamente com os processos que são julgados nas sessões. As idas e vindas entre os dois prédios também devem onerar o orçamento por causa das horas extras.

Mudança 

A mudança da sede do TRE-AM ocorre entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro. A previsão inicial é que a obra dure oito meses, podendo ser prorrogada por mais três meses. Segundo a assessoria de comunicação, o aluguel era ainda mais alto nos prédios disponíveis próximos ao TRE.

Contatos 

A longa amizade entre o diretor-geral do TRE-AM, Henrique Levy, e o diretor-geral do TSE, Ataíde Fontana,  ajudou a acender o sinal vermelho para o projeto que pretende extinguir 20 zonas eleitorais do interior.

Alerta

Numa viagem à Brasília, em dezembro,  Ataíde conversou com Levy sobre a proposta. A partir daí, os dois passaram a fazer os contatos necessários para alertar a ministra relatora da questão, Luciana Lóssio, e o presidente do TRE, Flávio Pascarelli, sobre o efeito devastador da mudança no Amazonas.

Humaitá  

O Ministério Público do Estado (MPE) passará a compor a força-tarefa para tratar do conflito entre os moradores de Humaitá e os indígenas da reserva Tenharim. O promotor José Roque foi o escolhido para chefiar a equipe que contará com outros dois promotores.

Boatos

O assunto “sucessão no TJ-AM” não esfriou nem mesmo no recesso. O comentário é que a cotação do desembargador Yêdo Simões entre os colegas do pleno está enfraquecendo. Simões é apontado como candidato do presidente do TJ-AM, Ari Moutinho, para a sucessão pelo comando do tribunal. 

Poder

Um novo presidente será escolhido em abril, por meio de votação dos membros do pleno.  Antes disso, a atual gestão do TJ-AM enfretará nova inspeção do CNJ sob risco de afastamento de magistrados.

Tucano

O jornal “O Globo” de ontem registrou encontros que o presidenciável Aécio Neves (PSDB) tem feito com lideranças do PP para articular aliança para a eleição. A deputada e pré-candidata ao Governo Rebecca Garcia foi citada.

2014

Na mesma publicação, sob o título “Criador e criatura” “O Globo” cita a dificuldade que o senador Eduardo Braga (PMDB) terá para receber o apoio do  governador Omar Aziz (PSD). A nota diz que Omar sairá em março e quer fazer do vice, José Melo (Pros), seu sucessor. 

É guerra

Reduto eleitoral do deputado Sidney Leite (Pros), Maués virou alvo de disputa de votos entre os petistas Sinésio Campos, José Ricardo e Tony Medeiros (PSL). Os três não perdem um evento na cidade.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
dezembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31