Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 20 de Março de 2014

Votação da PEC usada como vitrine

Com acordo prévio da Prorrogação da ZFM, a sessão da Câmara dos Deputados que votou ontem a matéria foi usada por partidos políticos para se promover no eleitorado amazonense. O líder do PSDB, por exemplo, partido que tirou o texto de pauta no ano passado, disse que era orientação do presidente da sigla, Aécio Neves, votar pela PEC. O líder do PSD pediu presença maciça dos deputados da legenda em plenário como homenagem ao governador Omar Aziz, vice-presidente da sigla, que estava no plenário.

Botão

O PMDB também fez gestos para o senador Eduardo Braga, quando o presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), chamou o parlamentar amazonense para apertar o botão da Mesa que revelou o placar favorável à prorrogação da ZFM.

Repetitivo

O esforço do SDD em promover seu único representante no AM, o deputado Henrique Oliveira, ficou evidente quando o deputado Bala Rocha (SDD-AP) repetiu que Henrique era um parlamentar de alta qualidade.

Papagaio

Outro que aproveitou bem a sessão foi o deputado Sabino Castelo Branco (PTB). Criticado por ter sido único deputado do AM a não participar da reunião que produziu o acordo na terça-feira pela votação da PEC, ontem ele parecia papagaio de pirata atrás da presidência dos trabalhos.

Tarja preta

Encontro de Braga com o relator da PEC da Prorrogação, deputado Átila Lins (PSDB), momentos antes da votação da matéria, mostrou o clima que antecedia a decisão. O senador passou pelo deputado e disse: “Tomou o teu Lexotan hoje?”. E Lins, de pronto, disse: “Sou alérgico”.

Ressaca

Debate que antecedeu a votação da PEC da ZFM mostrou que a decisão de ontem não garante 100% sua passagem pelo segundo turno de votação a que terá que ser submetida. A Lei de Informática ainda pode ser a ressaca da festa se o Governo não encaminhar bom acordo.

Puxadinho

O deputado Edio Lopes (PMDB-RR) votou sim à PEC, mas não deixou de dar uma cutucada na Suframa ao dizer que o escritório da autarquia em Roraima não passa de um puxadinho.

Começou

Pré-candidato a governador, o senador Eduardo Braga prepara agenda de campanha para realizar no fim de semana em Parintins. Em dois dias, comandará convenção local do partido, terá encontro com taxistas, mototaxistas, visitará três feiras da cidade e o bispo.

Mobilização

Para dar peso à sua movimentação, que inclui ainda encontro com membros da maçonaria e reunião em uma das maiores localidades rurais do município, o assentamento Vila Amazônia, Braga irá levar deputados estaduais de seu partido.

Faltoso

Com três dias de mandato, o vereador Ronaldo Tabosa (PP) já é o parlamentar mais faltoso da Câmara nas sessões deliberativas. Ele assumiu na segunda e não participou das votações de terça-feira e quarta-feira.

Cassação

Nos dias em que não participou da Ordem do Dia, Ronaldo Tabosa participou do pequeno expediente, uma parte do grande, mas antes das 11h desapareceu do Plenário, reaparecendo às 11h30 em seu programa de TV. Vereadores acham que isso pode lhe render processo de cassação.

Pinga-fogo

Ronaldo Tabosa não terá tempo de esquentar a vaga de vereador na CMM. O ministro do TSE João Otávio de Noronha, que determinou sua posse no cargo esta semana, reconsiderou sua decisão. Glória Carrate retomará o mandato.

Surge a primeira aliança das eleições deste ano. E não se trata de um cenário previsto: PT e PCdoB anunciam amanhã, às 14h, no Sindicato dos Metalúrgicos, um bloco com o objetivo de ganhar força para discutir as eleições deste ano.

Sobre nota de ontem da coluna, o superintendente da FAS, Virgílio Viana, explicou que, sobre sustentabilidade na região, condena “velha prática” de importar soluções de fora da Amazônia.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
novembro 2014
S T Q Q S S D
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30