Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

1 comentarios | 15 de Dezembro de 2013

Em 17 meses, ZF vira meca dos tablets

Aos poucos, o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus vai se configurando como uma das principais bases de produção de tablets do mundo. Já possui seis unidades fabris. As duas últimas chegaram neste início de dezembro: a Toshiba, que fechou as portas na Bahia e veio para o Amazonas, e a Philips, que na sexta-feira anunciou ao mercado a venda de máquinas produzidas no PIM. Além disso, outras marcas, como a chinesa Huawei, sondam o parque industrial do Estado.

Números

Os números do setor confirmam a performance da produção de tablets no PIM. Em julho de 2012, quando começou a fabricar as primeiras unidades, foram 197 mil peças. Em 2013, vai fechar o exercício com 2,5 milhões de tablets.

Cautela

Procurado para falar do boom no setor, o titular da Suframa, Thomaz Nogueira, reagiu: “Não somos uma meca, apenas competitivos”. A cautela é para evitar pressões de outros Estados contra as vantagens fiscais de que goza a ZFM.

‘O melhor’

A assessoria do governador Omar Aziz (PSD) já trabalha em peça publicitária para propagar o resultado da pesquisa CNI/Ibope que o coloca como o chefe de Governo mais bem avaliado do País. A ideia inicial é disseminar nas cidades do interior a frase: “O melhor governador do País”.

Grandeza

A querela entre Omar e Alfredo Nascimento (PR) é coisa do passado. O senador ligou para Aziz parabenizando-o pela pesquisa. Surpreso com a ligação, o governador comentou: “É um gesto de grandeza e de quem pensa no bem do Estado”.

Intenção

Pesquisa do PSDB que aponta aprovação da gestão do prefeito Artur Neto (PSDB) em 80% revela ainda que ele tem alta confiança dos eleitores, caso queira disputar o Governo. Quase 60% dos entrevistados disseram que votariam em Artur para governador.

Convocação

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, passou o fim de semana articulando evento para discutir as eleições 2014, na terça-feira. Pessoalmente, ligou para os dirigentes regionais. Omar Aziz, que prepara viagem ao interior, não deverá participar.

Desgaste

A exoneração dos secretários Hissa Abrahão (PPS), da Seminf, e Pauderney Avelino (DEM), da Semed, mostra o desgaste na aliança que ajudou a eleger o prefeito Artur Neto (PSDB) em 2012.

Distância

O desgaste da aliança pode ser visto com o distanciamento de Henrique Oliveira (Solidariedade), a exoneração de Hissa e Pauderney e a falta de harmonia do PSB, de Serafim Corrêa, com as pautas do Executivo na Câmara.

Abio

O presidente do PPS-AM, Guto Rodrigues, é pressionado por militantes do partido a se manifestar sobre a demissão de Hissa. Remanescente da sigla na gestão tucana, Guto silencia.

Dorminhoco

Sexta-feira, ao chegar à CMM para participar de evento na Casa, a deputada Vera Castelo Branco (PTB) perguntou por seu filho Reizo Castelo Branco (PTB). Uma pessoa lhe respondeu: “Ele não veio hoje”. Ela retrucou: “Ah, lembrei: ele ficou dormindo”.

Saldo

O presidente do TCE-AM, Érico Desterro, criou expectativa acerca da última sessão que participará amanhã como presidente da Corte. Antecipou que irá anunciar o saldo em caixa que deixará para o sucessor, Josué Filho.

Pinga fogo

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, sentiu-se desprestigiado, na sexta-feira, em Manaus, onde esteve para entrega de máquinas para o setor primário. Em seu retorno a Brasília, ele se queixou que nem o governador nem o vice-governador foram ao evento.

A entrega dos equipamentos ocorreu no porto de São Raimundo e contou com a participação do senador Eduardo Braga (PMDB). O secretário Eron Bezerra foi escalado para representar o Governo.

Eron Bezerra colou a imagem dele na de Omar e Melo, na Expoagro, que encerra hoje. No serviço de som do evento, de cinco em cinco minutos sai uma vinheta assim: “É Omar, Melo e Eron fortalecendo o setor primário”.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
abril 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30