Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

0 comentarios | 29 de Julho de 2014

De ZFM a polo de integração andina

Diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), o economista José Tavares de Araújo Jr defendeu há poucos dias que a Zona Franca de Manaus seja transformada num polo de integração industrial entre o Brasil e os países andinos. A ideia foi publicada na quinta-feira no Estadão, em artigo assinado pelo jornalista Fernando Dantas. O estudo de Tavares teve como ensejo a prorrogação do modelo por mais 50 anos, aprovada pelo Senado no dia 16 de julho.  

Pactos  

O economista José Tavares mostra que há bases estruturais e institucionais já iniciadas para essa integração de países andinos. Cita a IIRSA, Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana, criada por FHC   e reafirmada por Lula e Dilma.

Terra, água e ar  

No estudo, o economista fala em tomadas e retomadas de projetos de rodovias, hidrovias e malha área que poderiam   encurtar distâncias e baratear o custo de logística na relação comercial entre os países envolvidos.

PPB  

Em outro ponto de seu estudo,  Tavares diz que “a exigência do PPB poderia ser eliminada e substituída pelo compromisso das empresas que recebem benefícios de formar parcerias regionais pelas quais os empresários das nações vizinhas poderiam investir nas empresas  ou distribuir os produtos nos seus mercados domésticos”.

Radical    

Estilo PT dos anos 1980, o deputado Francisco Praciano (PT), candidato a senador, defendeu ontem, em entrevista de rádio, a extinção do Senado. Mas lembrado de sua candidatura, o petista ajustou o argumento: “Se não acabar, deveria ao menos melhor seu funcionamento”.

Redundância  

Pelos argumentos de Praciano, o Senado, que possui função revisora, hoje, tornou-se uma redundância do processo legislativo da Câmara. Revelou que, às vezes, até os técnicos ouvidos numa casa e outra sãos os mesmos.

Abstração    

Aliados de Praciano que o acompanharam no fim de semana ao interior do Estado o elogiaram dizendo que o discurso do petista é de alto nível, mas que pode não estar sendo compreendido.

Tradução  

Numa  comunidade indígena ticuna, em Tabatinga, onde fez campanha no fim de semana que passou, o senador Eduardo Braga notou que, quando pedia voto, de centenas de pessoas, apenas meia dúzia  se manifestava. Chamou, então, um intérprete, que, após algumas palavras, incendiou a plateia.

Comparação    

O volume de campanha do deputado Arthur Bisneto  (PSDB) por vaga a  federal  se assemelha ao dos majoritários. Na Morada do Sol,  onde possui comitê, o movimento se assemelha ao de Braga, que também tem comitê nas proximidades.

Crise    

Membros da Assembleia de Deus relatam que a relação entre o deputado Francisco Souza (PSC) e os líderes da instituição azedou em julho, depois que ele tentou se aliar a Braga. Dão como mostra  o fato do deputado ter tirado do ar seu programa de rádio da RBN. 

Boto  

O governador José Melo (Pros) entrou ontem na campanha contra a matança de botos na região. Em seu Facebook, postou: “Boto rosa não é isca”.

PINGA-FOGO

- Caso de espionagem eleitoral ao comitê da coligação “Renovação e Experiência”, denunciada ao TRE-AM no fim de semana, mostra que, aos poucos o calor da campanha política está se elevando.

- O secretário de Estado de Saúde, Wilson Alecrim, vai almoçar amanhã com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília. A assessoria do ministro não antecipou a Alecrim o tema que discutirão.

- Autor de “A vontade de potência”, livro que examina o movimento tenentista de 1930 para aprofundar compreensão do golpe de 1964, o professor aposentado da UFPA Orlando Sampaio Silva lança sua obra hoje, às 16h, em Manaus, na Fundação Amazônia de Defesa da Biosfera.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
outubro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31