Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

  • EM DESTAQUE

1 comentarios | 08 de Abril de 2014

Está valendo: AM terá mais deputados


O Tribunal Regional Eleitoral está se preparando para que o pleito deste ano eleja nove deputados federais, um a mais do que a atual composição, e vinte e sete estaduais, três a mais para a Assembleia Legislativa do Estado. A informação leva em conta a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral Nº 23.389/2013 que alterou a divisão de vagas federais em treze Estados e desconsidera o decreto legislativo Nº 1361/13 do Congresso Nacional que havia anulado a decisão do TSE.

Provocação

A informação de que o ajuste feito pelo TSE está em vigor chegou na quinta-feira à ALE-AM, em resposta à consulta feita pelo deputado Belarmino Lins (PMDB) ao TRE-AM. Nela, Lins pede que o Tribunal esclareça a dúvida deixada pelas duas medidas.

Beneficiados

O processo que motivou a resolução do TSE foi provocado pela ALE-AM, mas o principal beneficiado foi o Estado do Pará, que ganhou o direito de mais quatro deputados, elevando sua bancada de 17 para 21 membros. CE e MG terão mais duas cadeiras. Santa Cataria, assim como o AM, ganha uma vaga.

Chiadeira

A resistência à mudança promovida pelo TSE ocorreu porque outros Estados perderam deputados, como o caso de Paraíba e Piauí, que reduziram em dois deputados enquanto PE, PR, RJ, ES, AL e RS perdem um deputado, cada.

Deputado

Depois de ter aparecido na posse de José Melo (Pros) e ter sido cogitado como o nome de Eduardo Braga (PMDB) para disputar vaga de senador, ontem um novo rumor sobre o ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) circulou no meio político, o de que ele poderá disputar vaga à ALE-AM como puxador de votos da legenda.

Recusa

O rumor sobre Amazonino para disputar vaga de deputado encontrou eco no vai-e-vem da nomeação do ex-vereador Luiz Alberto Carijó (PDT) como secretário do prefeito Artur Neto (PSDB). Na sexta, ele foi nomeado, mas abriu mão do cargo e, de olho na performance de Amazonino, se candidatará à ALE-AM.

Puxadores

Caso Amazonino entre na disputa pela ALE-AM não será o primeiro puxador de votos que se desenha para o pleito. Serafim Corrêa (PSB), inimigo político declarado de Amazonino, também está escalado pelo seu partido para disputar vaga à ALE-AM.

Soltos

Até ontem, o novo governador ainda não havia dado orientação para sua base na ALE-AM. Há dúvidas sobre a liderança do Governo na Casa, hoje ocupada pelo deputado Sinésio Campos, cujo partido, PT, deverá fechar aliança com a candidatura do senador Eduardo Braga a governador.

‘Estou aí’

Procurado ontem sobre a liderança governista na Assembleia, o deputado Sidney Leite, único representante do partido de José Melo na ALE-AM, disse que o líder continua sendo o petista e acrescentou: “Mas estou aí para ajudar”.

Passeio

Tentando aliviar a tensão exposta pelo deputado Sinésio Campos, que há duas semanas criticou o trabalho da Fundação AM Sustentável, o superintendente da entidade convidou o parlamentar para passear ontem pelo rio Negro.

Tom

O comportamento do PMDB em relação ao novo Governo será a grande expectativa de hoje na primeira sessão da ALE-AM, após posse de Melo. O tom dará uma mostra do termômetro.

Pinga-fogo

Do prefeito Artur Neto ao participar ontem do programa A Crítica Notícia (93,1 FM) para falar da greve no transporte público de Manaus: “Tomara que não tenha gente graúda por trás”.

Ouvindo a entrevista de Artur Neto, o deputado José Ricardo (PT) postou nas redes sociais: “Transtorno para a população. Prefeito falando há meia hora na rádio. Quase nada sobre a solução. A conversa de sempre: razões políticas”.

O titular da Sejus, Louismar Bonates, chamou a imprensa para anunciar hoje, no Sírio Libanês, às 8h, o lançamento da “Corrida do Arco-Íris”, que ocorrerá no dia 17 de maio, Dia de Internacional de Combate à Homofobia.

sobre este blog

Blog do Sim & Não

É a coluna de opinião publicada no jornal A Crítica de Manaus, que agora chega à sua versão na internet, trazendo os fatos e os bastidores da política, da cidade e da economia, como faz há 60 anos em sua versão impressa

calendario de entradas

<Anterior Próximo>
dezembro 2014
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31