Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Confira a trajetória e personagens do humorista Fausto Fanti, do grupo 'Hermes e Renato'

Humorista brasileiro colecionou personagens marcantes com no grupo Hermes e Renato. Confira alguns deles

Fausto (à dir.) teve longa história na MTV Brasil, sendo contratado depois de uma esquete amadora ser enviada à emissora

Fausto (à dir.) teve longa história na MTV Brasil, sendo contratado depois de uma esquete amadora ser enviada à emissora (Divulgação)

O Brasil ficou mais triste esta semana com a morte do humorista Fausto Fanti, 35, integrante da trupe humorística Hermes e Renato. Ele foi encontrado morto em seu apartamento, que fica no bairro paulistano de Perdizes, por Adriano Silva, também integrante do grupo e seu amigo de infância.

Essa imagem, no entanto, não é a que permanece no imaginário de uma geração que cresceu com o humor negro do grupo do qual Fausto fazia parte. O Hermes e Renato era um carro-chefe na programação da MTV Brasil, onde fizeram um estrondoso sucesso e permaneceram no ar por dez anos (de 1999 a 2009) e mais alguns meses em 2013, quando a emissora estava prestes a fechar as portas.

Ficaram famosos por abusar da liberdade criativa que uma emissora relativamente pequena mas com ampla audiência jovem como a MTV tinha na composição de esquetes ácidos, escatológicos e cheios de palavrões, em suma, tudo o que as outras emissoras não mostravam.

Ainda assim, o gancho do grupo era, mesmo nos esquetes de mais baixo calão, manter-se inteligente e satírico. “Era um humor inteligente. Ele juntava o ridículo da música, as caricaturas das pessoas que nós encontramos por aí, fazia piadas totalmente absurdas, mas que dentro daquele universo encontravam um contexto”, disse a técnica em mecatrônica Júlia Farias, 24. “Em pouco tempo, as frases ditas no programa fatalmente viravam nossos jargões. Algumas são até hoje”, completou ela.

O grupo

Apesar do nome, a formação mais longeva do grupo foi composta por Fanti e outros quatro humoristas: Adriano Silva, Bruno Sutter, Felipe Torres e Marco Antônio Alves. Hermes e Renato era uma nome de uma dupla de personagens interpretados, respectivamente, por Marco e Fausto, que parodiava as pornochanchadas dos anos 70.

Durante sua passagem pela MTV, eles começaram com um quadro no programa Gordo a Go Go (apresentado por João Gordo) até ganharem um próprio, onde experimentaram vários formatos de esquetes. Eles também desenvolveram sátiras seriadas de novelas (como Sinhá Boça, em 2006) e redublagens cômicas de filmes obscuros (no Tela Class, 2007-2008).

Top 5

Fausto colecionou personagens memoráveis dentro da trupe. Por questões de espaço, não vamos poder montar um top 10, então vai um top 5 mesmo.

1. PADRE GATO<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/oZy5Guzi9ww" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Vaidade é pouco nesta paródia feita especialmente para quem gosta de gospel e Backstreet Boys.

2. DONA MÁXIMA<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/jGxUQMrHCDc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Grande vilã de Sinhá Boça, Dona Máxima colocava Paola Bracho no chinelo em uma crítica mordaz do comportamento das madames para com seus empregados.

3. DOCUMENTO TROLOLÓ<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/kyBjTn3IuUs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Na pele de Edson Wander, Fausto apresentava um programa investigativo pra lá de nonsense.

4. PALHAÇO GOZO<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/vS5ieMfqUjM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Muito antes do “senta lá, Cláudia” viralizar na internet, esse palhaço já mostrava como não se deve apresentar um programa infantil.

5. TAMBÉM SOU HYPE<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/hJfgEVJDxIo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>Tirando onda de bandas pretensiosas, mais especificamente as eletrônicas que surgiram no meio da década de 2000, Fausto encarnou a vocalista da banda Também Sou Hype (que “hitou” com a música “Bichinho de Matar com Pedra”).