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Luana Piovani incentiva doadores de órgãos em campanha no Facebook

Quase 24 mil brasileiros aguardam na fila, porém metade das famílias ainda recusa a doação de órgãos por desconhecer a vontade do parente

Luana Piovani

Luana Piovani (Divulgação)

A atriz Luana Piovani é a estrela da campanha “Eu Assumi”, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), que convida os doadores de órgãos a se declararem usando uma funcionalidade do Facebook. Isso porque 24 mil brasileiros estão na fila de espera por órgão e apenas a família pode decidir pela doação, sem necessidade de nenhum documento. Ainda assim, em 2013, 47% das famílias entrevistas recusaram a doação, principalmente por desconhecer a vontade do parente. Blogueiros como Marcelo Cidral (do Tumblr “Como eu me sinto quando...”), Mirian Bottan (do programa de televisão “A Liga”) e Mariana Belém (do blog “Mamãe de Primeira Viagem”) apoiam a causa e também já se assumiram na rede social.

“Eu optei por ser doadora de órgãos porque, pra mim, essa questão é muito simples. Se eu não vou precisar mais, por que não ajudar alguém que precisa? É uma opção de vida e eu me sinto lisonjeada de ser uma comunicadora dessa ideia”, explica Luana Piovani. A atriz já se assumiu doadora no Facebook e avisou sua família. 

Para o presidente da ABTO, Dr. Lucio Pacheco, é preciso aproveitar o alcance da internet para esclarecer e divulgar o tema. “Há anos estimulamos o debate familiar sobre a doação de órgãos. Quem se declara doador na rede social e menciona os familiares demonstra o desejo de salvar vidas. Caso um familiar tenha que tomar a decisão, ele com certeza atenderá esse último pedido”. Mas o médico alerta, “não basta apenas postar, o fundamental é avisar a família”. Por isso, a ABTO disponibiliza em sua fanpage um tutorial com a Luana Piovani e uma aba exclusiva da campanha, com materiais que facilitam as pessoas a se assumirem doadores para a família, e até para os amigos.

Para se declarar “Doador de Órgãos” no Facebook basta fazer login, entrar na linha do tempo, clicar em “Evento Cotidiano” e selecionar “Saúde e Bem-Estar”. Aí é só localizar “Doador de Órgãos” e “Salvar”.

Para o presidente da Novartis, empresa apoiadora da campanha, o número de doações de órgãos no Brasil aumentará à medida que as famílias passem a falar abertamente sobre o tema. “O Brasil possui o maior sistema de transplantes público do mundo, temos no país uma estrutura de ponta e os melhores profissionais. À medida que mais pessoas demonstrarem a vontade de ajudar, esse cenário de alta recusa familiar deverá mudar”, analisa Adib Jacob.

*Com informações da S2Publicom.