Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Custo da Olimpíada do Rio sobe para R$37,5 bilhões

Na proposta de candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos, o orçamento total previsto era de 29 bilhões de reais. Em comparação, a Olimpíada de Londres teve custo total de cerca de 33,5 bilhões de reais (8,9 bilhões de libras)

Projeto audacioso da vila olímpica no Rio de Janeiro custará muito ao bolso do contribuinte

Projeto audacioso da vila olímpica no Rio de Janeiro custará muito ao bolso do contribuinte (Divulgação)

O custo da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro subiu para ao menos 37,5 bilhões de reais, com a divulgação nesta quinta-feira (17) de um novo projeto ao valor estimado de 800 milhões de reais, mas a quantia vai subir ainda mais quando forem incluídas obras ainda sem orçamento.

A construção do Complexo Esportivo de Deodoro, onde serão disputadas 11 modalidades, é uma das obras que mais preocupam o Comitê Olímpico Internacional (COI) devido ao atraso para sair do papel. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2016, praticamente sem margem para qualquer atraso.

Na semana passada, o Rio foi duramente cobrado pelo COI e pelas federações internacionais para acelerar o ritmo dos preparativos, diante dos vários atrasos e problemas.

O aviso de licitação para as obras de Deodoro divulgado nesta quinta-feira (17) pela Prefeitura do Rio prevê um custo estimado de 804,2 milhões de reais para a construção das áreas norte e sul do complexo. Os recursos serão aportados pelo Ministério do Esporte.

Esse valor se soma aos 36,7 bilhões de reais do orçamento olímpico anunciado na quinta-feira, dos quais 24,1 bilhões são para obras de infraestrutura na cidade e 7 bilhões são para a operação do comitê organizador. O valor ainda vai aumentar, uma vez que há projetos de instalações esportivas sem preço divulgado até o momento.

Na proposta de candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos, o orçamento total previsto era de 29 bilhões de reais, mas as autoridades da cidade alegam que não se pode comparar os valores uma vez que houve mudanças de projetos e que as cifras de 2009 precisam ser atualizadas pela inflação.

O complexo esportivo de Deodoro foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, ao custo de 120 milhões de reais, mas precisa passar por acréscimos, adaptações e modernizações para atender às exigências dos Jogos Olímpicos.