Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Copa do Mundo movimenta ações culturais pelo Amazonas

A administração estadual do Amazonas planeja um cronograma estratégico de eventos culturais antes e durante a Copa do Mundo de 2014 para promover a região no Brasil e no mundo 

A ideia é aproveitar o evento para mostrar a diversidade cultural e promover turisticamente o Amazonas

A ideia é aproveitar o evento para mostrar a diversidade cultural e promover turisticamente o Amazonas (Divulgação)

Durante a Copa do Mundo de 2014 ações culturais de promoção do Amazonas para o turismo serão realizadas por todo o estado. A ideia é aproveitar esse, que é um dos maiores evento do planeta, para mostrar a diversidade de produções culturais realizadas na região e conquistar os visitantes durante o evento.

O maior deles é o Festival Folclórico de Parintins, que ocorrerá no mesmo período do ano. “Não vamos alterar o calendário do Festival de Parintins. Teremos boi e futebol juntos”, informou o titular da Secretaria do Estado de Cultura (SEC), Robério Braga.

“Vamos discutir com os Bumbas Garantido e Caprichoso um formato especial para o evento, em razão da Copa, e fazer uma programação especial”, concluiu.

Diversidade cultural

Além do Festival Folclórico de Parintins, eventos como o Festival Folclórico do Amazonas, o Festival Amazonas de Ópera e o Festival Amazonas Jazz também estarão na programação paralela a Copa do Mundo em Manaus.

Na verdade, o Festival Amazonas Jazz será antecipado uma semana e o Festival Folclórico do Amazonas acontecerá como deveria, no mês de junho. Já o Festival de Ópera será estendido até 8 de junho.

“O Festival de Opera terá ainda um livreto escrito pelo poeta Max Carpentier, com a temática amazônica, algo inédito. Faremos também um pout-pourri com os grupos folclóricos da cidade e vamos levar jornalistas parta conhecer Parintins. Para encerrar adiantaremos o Jazz para encerrar o calendário da Copa na cidade”, revelou Braga.

Preparativos na cidade

A programação de atividades e eventos que ocorreram durante a Copa de 2014 não se resume apenas aos festivais. Os equipamentos culturais também passarão por um planejamento estratégico para receber os turistas na capital amazonense.

Como exemplo, o atendimento e acessibilidade, tais como: atendimento bilíngue, seja com guias e materiais gráficos, impressos ou indicadores, atendimento a portadores de necessidades especiais.

A Copa do Munda 2014 é organizada pela Federação Internacional de Futebol e ocorre no período de entre 12 de junho e 13 de julho. A Arena Amazônia, em Manaus, receberá quatro partidas do campeonato.