Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Amazonenses expõem imenso orgulho da Arena da Amazônia nas redes sociais

Pesquisa afirma que torcedores locais exaltam o palco da Copa do Mundo em Manaus, através de postagens com imagens do estádio. As ruas enfeitadas para o Mundial também são um dos motivos de euforia entre os fãs de futebol

Arena da Amazônia é orgulho entre os amazonenses na internet

Arena da Amazônia é orgulho entre os amazonenses na internet (J.Renato Queiroz)

Curtir e compartilhar. Verbos muito conhecidos entre os internautas levaram a Arena da Amazônia a liderar o ranking de menções positivas sobre a Copa do Mundo em Manaus, no primeiro relatório de Monitoramento de Redes Sociais. Outro ponto positivo detectado na pesquisa é o efeito das ruas que já foram ornamentadas para o Mundial, levando os usuários a sentirem orgulho do lugar onde vivem.

Foram analisadas publicações entre os dias 27 e 31 de maio, sendo 713 citações no Twitter e Facebook. Torcedores representaram 88,19% do público que comentou sobre a Copa nas redes sociais - a grande maioria. Seguidos da Imprensa, com 5,83%; os perfis governamentais (municipal, estadual e federal) com 2,42%; os turistas com 1,71%; empresas (lojas, restaurantes) com 1,56% e as empresas esportivas foram responsáveis por 0,29%.

Dos comentários, 54,28% foram positivos, 25,67 negativos e 20,06 optaram pela neutralidade sobre o assunto. A maioria dos "coments" sobre o evento organizado pela FIFA foi realizada no facebook.

Os responsáveis pela conta no microblog Twitter @Copa2014Manaus, Ana Célia Costa e Alexandre Holanda, fizeram o monitoramneto de publicações em quatro idiomas: português, francês, inglês e espanhol. Resultando no primeiro relatório independente sobre a Copa em Manaus feito nas redes sociais.

Positivo e negativo

Imagens da Arena da Amazônia lideram o ranking de temas positivos sobre o Mundial em Manaus. Os torcedores sentem orgulho da obra e externam isso através de publicações na internet. Este tipo de publicação representou 42,4% da pesquisa, as ruas enfeitadas chegaram a 38% e os produtos especialmente feitos para a Copa, 19,6%.


Apesar de constar na segunda posição no ranking do monitoramento, as vias da capital amazonense, repletas de enfeites com motivos da Copa, são motivo de comemoração entre os fãs de futebol. Isso se deve a grande divulgação feita sobre uma das ruas do bairro Alvorada, na Zona Oeste de Manaus. 

Os principais temas negativos destacados pelos torcedores foram: estrutura de Manaus (segurança, saúde, transporte) com 64.2%; manifestações dos professores da rede municipal e estadual (17.9%) e os gastos com a Arena da Amazônia (17%).

Um vídeo sobre estrutura e atendimento no Pronto ­Socorro da Criança, na Zona Oeste da capital, veiculado pela página do Facebook "Fiscaliza Manaus", foi bastante compartilhado na rede, sendo associado à Copa do Mundo. Além disso também há críticas em relação ao aeroporto da cidade.

Opinião do exterior

Da amostra de 58 posts de outros países, 82,5% foram positivos. Os principais temas foram: matérias sobre a preparação da Copa, divulgadas pela FIFA ou sites internacionais. Também há eventos que foram criados por perfis de restaurantes e bares internacionais convidando seus clientes para assistir aos jogos da Copa no Brasil.

Entre os temas negativos estão os comentários alertando para os supostos perigos da dengue no País. Existem ainda citações ao clima de Manaus ser mais quente que demais regiões do Brasil. Outro post é sobre a vinda do político francês Daniel Cohn­ Bendit, que seria acusado de pedofilia em seu país, e viria assistir aos jogos também.