Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Basquete do Flamengo vai jogar contra os gigantes da NBA nos EUA

Equipe que luta pelo tricampeonato do NBB, fará amistosos da pré-temporada da liga americana de basquete em outubro

Mengão rumo a NBA

Mengão rumo a NBA (Divulgação/internet)

Em uma iniciativa histórica a NBA (National Basketball Association) convidou o Flamengo para realizar dois amistosos da pré-temporada 2014/2015 de basquete nos Estados Unidos. O time carioca será a primeira equipe da América Latina a atuar na terra dos reis do basquete. O rubro-negro é o atual campeão da Liga das Américas e, é novamente, finalista do Novo Basquete Brasil - o NBB.

O convite feito pela direção da NBA só foi revelado na manhã desta quinta-feira (29), porém as negociações seguiam desde outubro de 2013. O convite segue os moldes feitos às equipes da Liga Europeia de Basquete. Os adversários e as datas dos confrontos serão apresentados pela liga americana somente na apresentação global dos jogos internacionais.

A iniciativa da NBA reforça ainda mais o vínculo entre a liga americana e o basquete brasileiro que confirmou em abril a realização do segundo jogo oficial de pré-temporada no país, dia 11 de outubro, com Miami Heat e Cleveland Cavaliers - em 2013, Chicago Bulls e Washington Wizards se enfrentaram no Rio de Janeiro.

“A NBA está muito feliz em poder anunciar ao lado do Flamengo essa ação inédita. Esse é um momento que ficará na história. Temos certeza de que essa ação vai contribuir e muito para o crescimento da modalidade no Brasil. Qual o fã de basquete poderia imaginar ver um dia uma equipe brasileira jogando contra um time da NBA nos Estados Unidos? Espero que isso traga ainda mais visibilidade para o esporte no país, que cada vez mais tenhamos jovens e crianças praticando basquete”, afirmou Arnon de Mello, vice-presidente da NBA no Brasil.

Alexandre Póvoa, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, vibrou com o convite da liga e mira a importância da ação na estratégia de internacionalização do clube, além da realização de um desejo antigo do clube: "O Flamengo tem a obrigação sempre de pensar muito grande. Ganhar ou perder faz parte do esporte dentro das arenas, mas receber um convite da NBA é simplesmente o auge do basquete. Representa muito à pretendida internacionalização da nossa marca. Através do Flamengo, todos os amantes do basquete brasileiro conseguirão realizar esse sonho de muitos anos", completou o dirigente.

O Flamengo disputa neste sábado (31), a primeira partida dos playoffs finais do NBB 2013/2014, contra o Paulista, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, seguindo assim, sua rotina de jogos decisivos. Além dos jogos de pré-temporada da NBA 2014-2015, em outubro, o Flamengo tem outro compromisso importante no segundo semestre: as duas partidas finais do Mundial Interclubes, em setembro, contra o Maccabi Tel Aviv (no Rio de Janeiro). 

NBA X equipes do Brasil

O Vasco da Gama já jogou contra equipes da liga americana de basquete, embora os jogos não tenham sido válidos pela pré-temporada da NBA e foram realizados no Brasil. O clube de São Januário foi o primeiro clube brasileiro a enfrentar um time da liga dos Estados Unidos.

Na ocasião, o time do técnico Flor Melendez e dos craques Charles Byrd, Vargas, Demétrius, Rogério e Sandro Varejão foram derrotados pela equipe do San Antonio Spurs por 103 a 68 na final do McDonald Open, competição que reunia os campeões de cada continente, mais o campeão da NBA, e extinto em 1999, justamente no ano da participação vascaína.