Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

O Brasileirão 2014 parou. Há quatro anos atrás, na África, Flu era líder e Vasco estava no Z-4

Campeonato Brasileiro é paralisado após a 9ª rodada com Cruzeiro na ponta e Flamengo na zona de rebaixamento. Saiba quem era líder e os times na zona da degola em 2010, antes da interrupção para a Copa da África

Raposa líder isolado e Mengo na zona de rebaixamento.

Raposa líder isolado e Mengo na zona de rebaixamento. (Divulgação)

Assim como ocorreu em 2010, as vésperas da Copa da África, a principal competição de futebol do País é interrompida para a disputa do Mundial da FIFA. Após nove rodadas disputadas do Campeonato Brasileiro deste ano, o Cruzeiro curtirá a tranquilidade de estar isolado na ponta da tabela. Enquanto o Mengão passará toda a Copa do Mundo na zona de rebaixamento.

Mais líder do nunca, a Raposa não tomou conhecimento da situação delicada do Flamengo na tabela e lhe aplicou uma goleada na tarde deste domingo (1º), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais. A partida valeu pela nona rodada do campeonato que só voltará a ser disputado no dia 16 de julho, logo após o término da Copa do Mundo.

Com a vitória, o time mineiro finaliza essa primeira fase do Brasileirão na primeira colocação, com 19 pontos conquistados: seis vitórias, duas derrotas e um empate. A segunda posição na tabela é dividida entre Fluminense, Corinthians, São Paulo e Internacional, todos com 16 pontos ganhos. Sendo que o Colorado fica de fora do G-4 (grupos dos quatro times que se classificam pra Libertadores) pelos critérios de desempate. 

A paralisação é vista com bons olhos pelo técnico do Rubro Negro, Ney Franco, que , além de pedir reforços, pretende arrumar o time para o restante do campeonato. A equipe acumula sete pontos na competição, com quatro derrotas, quatro empates e apenas uma vitória em nove jogos. Com isso o Flamengo figura na vice-lanterna do torneio e, juntamente, com Coritiba, Vitória e Figueirense formam o Z-4 (zona dos quatro últimos colocados).


Na Copa da África, Timão era líder, mas Flu foi campeão

Em 2010, antes da interrupção para o Mundial da África, Corinthians e Ceará eram os únicos invictos e brigavam cabeça à cabeça pela ponta do campeonato. Ambos somavam 17 pontos conquistados, após sete rodadas, com cinco vitórias e dois empates cada. Fluminense e Santos completavam o G-4, respectivamente com 15 e 12 pontos.

Ao fim do Brasileirão daquele ano, o Tricolor carioca acabou ficando com o título, somando 71 pontos, com 20 vitórias em 38 jogos. A Raposa terminou o campeonato como vice-campeão, seguido de Corinthians e Grêmio.


Esperança para a Nação

Antes da paralisação para a disputa da Copa da África, quem brigava contra o rebaixamento eram Atlético Mineiro, Grêmio Prudente, Vasco e Atlético-GO. O Galo somava sete pontos na competição, com duas vitórias, nenhum empate e cinco derrotas. Se vale como alento para a imensa Nação Rubro Negra, o Vascão, que também se livrou da "zona da degola" de 2010, somava apenas cinco pontos e, assim, como o Flamengo, no Brasileirão atual, era o vice-lanterna do campeonato. 

Ao término da 38ª rodada da competição, ocorrida no dia 5 de dezembro de 2010, os rebaixados acabaram sendo Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente, que foi o saco de pancadas da Brasileirão, sofrendo 21 derrotas e acumulando somente 28 pontos nas 38 partidas que disputou no campeonato.