Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cafu, Ronaldão e Mengálvio vêm a Manaus para inaugurar exposição que revela o Brasil por meio do futebol

Campeões mundiais apresentam a exposição ‘BRASIL: um país, um mundo’, que começa neste domingo (1º), no Shopping Ponta Negra, e irá percorrer todas as cidades-sede da Copa do Mundo

Depois de Manaus, a mostra segue para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo

Depois de Manaus, a mostra segue para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo (Divulgação)

O futebol e a paixão do torcedor brasileiro como fenômenos multifacetados, que incidem diretamente na formação da brasilidade. Esta é a premissa da exposição “BRASIL: um país, um mundo”, que abre para o público no dia 1º de junho, no Shopping Ponta Negra, às 14h, com a presença dos campeões brasileiros Cafu, Ronaldão (ex São Paulo) e Mengálvio. A exposição traz um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos, instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento.

Desde sua estreia em Brasília em dezembro passado, “BRASIL: um país, um mundo” já passou por Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte e Cuiabá e rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa. Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição traz um acervo composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 30, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras.

O futebol e a identidade brasileira

"Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição.

Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do “BRASIL: um país, um mundo”, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", diz Ana.

Patrocinada pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, revistas Placar e Veja, Getty Images e Shopping Ponta Negra, “BRASIL: um país, um mundo” será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro são invocados pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos sobre seu amor pelo futebol, que será publicado no site do projeto.


Uniformes de seleções históricas estão entre os itens da exposição (Divulgação)

Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática.

O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.

Cor local

A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

Valorização do futebol brasileiro

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.

Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.

Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:

São Paulo: 10/06 a 15/07

Rio de Janeiro: 12/06 a 14/07

Horário diferenciado em dias de jogo

Durante os dias de jogos da seleção, o Shopping Ponta Negra irá fechar as portas uma hora antes da partida e reabrir uma hora após o término do jogo. Nos outros jogos, mesmo os que acontecem em Manaus, o shopping irá funcionar normalmente. 

Serviço

O que é: exposição “BRASIL: um país, um mundo”

Temporada: de 1 a 25 de junho

Horário: de segunda a sábado 10h às 22h e Domingo das 14h às 20h

Local: Shopping Ponta Negra – 2º. Piso

Endereço: Av. Coronel Teixeira, 5707 – Ponta Negra

Entrada: Gratuita

* Com informações da assessoria de comunicação do Shopping Ponta Negra.