Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Delegação amazonense faz aquecimento para a estreia nos Jogos Escolares da Juventude

Os 167 alunos-atletas do Amazonas treinam visando a luta por medalhas em 13 modalidades contra adversários de todo o Brasil. A maior competição estudantil do País é organizada pelo COB e contará com mais de 4 mil participantes

Delegação amazonense aquece as turbinas para a estreia nos Jogos Escolares da Juventude.

Delegação amazonense aquece as turbinas para a estreia nos Jogos Escolares da Juventude. (Divulgação/Sejel)

Membros da delegação amazonense nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR), realizaram  os primeiros treinos na tarde desta quarta-feira (3) visando a estreia na competição estudantil. A competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reúne jovens de todos os estados brasileiros na disputa de 13 modalidades esportivas, além de várias atividades culturais e educativas.

As equipes de badminton e natação realizaram atividade física na sede do Londrina Country. Com a supervisão da treinadora Nilma Menezes, os atletas do badminton treinaram durante aproximadamente uma hora no ginásio do clube. Já o time de natação masculino e feminino caiu na piscina sob o olhar atento do técnico Victor Hugo ‘o Botinho’ e durou cerca 60 minutos.


De acordo com o treinador e presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), a razão de os 17 atletas estarem na piscina tem um motivo específico. “Vésperas de competição, o atleta precisa soltar a musculatura e tirar o peso da viagem. Isso é rotina, eles também estão acostumados. Mas mesmo assim, foi proveitoso”, disse o treinador Vitor Hugo, responsável pelos nadadores das duas categorias nos Jogos.

Concentração na ginástica rítmica

Pela manhã desta quarta-feira, a equipe de ginástica rítmica do La Salle realizou treino no próprio quarto do Hotel Bristol, no Centro de Londrina. O time amazonense, que possui três atletas do Centro de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), está bastante concentrada e chega com a pressão por resultados depois das participações em competições na Bulgária.

“A preparação física é dentro do próprio quarto. É aqui que revemos questões técnicas e táticas. Então a concentração é total”, explicou a treinadora da equipe, Alessandra Balbi. A comandante ainda comentou sobre o apoio do governo e festeja os ótimos resultados da equipe.

“Já fomos três anos seguidos para a Bulgária. Então todo ano é pressão por resultados. Antes, chegar nessa etapa nacional era um sonho. Agora, com o investimento feito pelo governo temos tidos ótimos resultados e de certa forma, a pressão aumentou”, afirmou a Alessandra.

Empolgação no ciclismo de Novo Airão

Entre os 167 representantes do Amazonas está Jonnas Andrade, de 14 anos, da Escola Estadual de Tempo Integral Balbina Mestrinho, do município de Novo Airão (localizado a 115 quilômetros de Manaus). Um dos melhores do Estado na categoria 12 a 14 anos, esta é a oportunidade que o atleta esperava.


“Ano passado fiquei em quinto na Agnaldo Acher Pinto na categoria juvenil. Faço treinos diários e espero conseguir representar minha cidade e meu estado da melhor maneira possível”, disse o ciclista.

Descontração e improviso na luta olímpica

Com seis integrantes, sendo três homens e três mulheres, uma das atletas chamou a atenção. A animada aniversariante do dia, Ketellen Regina, completou 13 anos. A jovem foi surpreendida por um coro de Feliz Aniversário puxado pelo técnico Waldeci Silva no caminho para o almoço no Centro de Convivência Olímpico (CCO).

À tarde, no próprio quarto, assim como fizeram as meninas da ginástica rítmica, os lutadores improvisaram um local pra treinamento. Os ateletas afastaram os móveis e fizeram uma movimentação rápida, seguida de uma sessão de sauna de 40 minutos. De acordo com o treinador, tudo está dentro do cronograma. “A movimentação foi mais para manter o peso em dia. A sauna ajuda também. Assim eles (atletas) não terão problema na hora da pesagem”, disse o professor Waldeci.

Luta por medalhas vai começar

A equipe amazonense começa a luta por medalhas nesta sexta-feira (5) nas modalidades individuais de atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. A competição desses atletas  se encerra no domingo (7). Nos esportes  coletivos  o Amazonas tem representantes no basquete, futsal, handebol e vôlei. Os atletas desse esporte disputam a competição próxima semana, entre os dias 9 e 13 de setembro.


Escolas do interior e da capital enviaram representantes que começaram a desembarcar em território paranaense na manhã da última segunda-feira (1º). Após 11 horas de viagem e nesta quarta-feira (3) chegam os restantes dos alunos das modalidades individuais. Os atletas dos esportes coletivos dsembarcam em Londrina na manhã da próxima segunda-feira (8).

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizados pelo Ministério dos Esportes e Organizações Globo. A competição ainda tem o apoio da Prefeitura de Londrina e o patrocínio máster da Coca-Cola.  Aproximadamente 4,6 mil pessoas estão envolvidas com o evento, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade-sede.