Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sob rápida chuva, Fifa Fan Fest recebe 13 mil pessoas durante jogo entre Brasil e México

Tempo instável não afastou grande quantidade de torcedores da festividade promovida pela entidade futebolística


Cerca de 13 mil pessoas assistem ao jogo entre Brasil e México no Fifa Fan Fest

Cerca de 13 mil pessoas assistem ao jogo entre Brasil e México no Fifa Fan Fest (Evandro Seixas)

Nem a curta e repentina chuva que caiu no Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus e que recebe o Fifa Fan Fest, manteve o torcedor longe do telão de 44 m² que exibiu a disputa entre Brasil e México na tarde desta terça-feira (17), que terminou num decepcionante zero a zero.

Segundo a Prefeitura, aproximadamente 13 mil pessoas lotam o Fifa Fan Fest, várias vestindo verde e amarelo e torcendo pela seleção canarinho que ficou só na vontade de fazer gol.

Uma chuva leve caiu momentos antes do início da partida, afastando alguns torcedores. Os que ficaram, no entanto, estão aproveitando a festa e a Prefeitura prevê a chegada de mais pessoas para as atrações pós-jogo.

Registros

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) não foram registradas ocorrências de crime violento, como homicídio, latrocínio e lesão corporal na cidade. No FIFA Fan Fest, na Ponta Negra, aconteceram 12 ocorrências de furtos de celulares e objetos pessoais durante o evento.

Os registros foram feitos na Delegacia Móvel da Polícia Civil que funciona no local. Outro registro feito, mas sem gravidade, foi um acidente na Rua Pirarucu, localizada no bairro do Jorge Teixeira, na zona leste, onde um veículo colidiu com duas moças que estavam em uma motocicleta. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Platão Araújo.

Festa na Zona Leste

Na Avenida Itaúba, na Zona Leste da capital, um efetivo de 200 policiais militares, 15 viaturas e 6 motos fizeram parte da estrutura de segurança no local, onde diversos moradores da região assistiram ao jogo entre Brasil e México.

Os torcedores também puderam contar com uma estrutura na área da saúde, que teve duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um posto médico dentro da Escola Municipal Helena Augusta Walcott.

Segurança 

 O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) contou com o auxílio de 265 câmeras em 14 pontos exclusivos da cidade, onde acontecem os principais eventos relacionados à Copa do Mundo, como o FIFA Fan Fest na Ponta Negra, vias do entorno da Arena da Amazônia, avenida Itaúba e Largo de São Sebastião, entre outros.

Segundo o secretário executivo para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, o monitoramento estará funcionando até o final dos jogos do Mundial. “Esses locais são monitorados 24 horas por dia, observando sempre três princípios, que são: o local em si, o evento que acontece naquele local e as pessoas que frequentam esse local durante o evento. Tudo é monitorado por câmeras fixas como pelo sistema de mageamento aéreo que está acoplado no helicóptero do sistema de segurança pública, que é coordenado pela Polícia Militar”.

O sistema de monitoramento conta ainda com as câmeras instaladas nas chamadas “Rotas Protocolares”, que são as vias por onde passam as seleções que vão disputar o mundial na capital amazonense. O monitoramento é feito desde a saída das seleções do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, passando pelos hotéis onde estão hospedados os jogadores e pelas vias de acesso à Arena da Amazônia, incluindo até os centros de treinamentos.

Delegacia Móvel na Ponta Negra

A Ponta Negra conta com uma Delegacia Móvel da Polícia Civil que funciona das 8h às 23h, nos dias de outros jogos da Copa do Mundo, e até 1h quando acontecem os jogos do Brasil. A estrutura móvel conta com 1 delegado de polícia; 2 investigadores; 1 escrivão; 2 voluntários bilíngues.

Segundo o delegado plantonista, Rafael Montenegro, na Delegacia Móvel a população e os turistas que participam do FIFA Fan Fest™ podem contar com eficaz atendimento no local. “Todos que tiverem algum problema de roubo ou perda de documentos podem se dirigir à nossa delegacia para registrar o boletim de ocorrência e encontrar seus pertences. Em caso de apreensão de materiais ilegais e prisão em flagrante, a Delegacia Móvel se encarrega de encaminhar para o 19o Distrito Integrado de Polícia (DIP), na zona oeste”, destacou.

Saúde 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), contabilizou, entre 7h e 18h desta terça-feira, 17 de junho, 4 mil atendimentos nas 16 unidades de urgência e emergência de média e alta complexidade da rede, 80% deles clínicos. O levantamento foi concluído minutos após o encerramento do jogo entre Brasil e México, evento que foi transmitido em vários pontos da capital amazonense.

Na avaliação do secretario-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza, o atendimento na rede foi considerado tranquilo, uma vez que em dias normais, o número registrado é inferior ao de hoje. Ele destacou, ainda, que pela Classificação de Risco, adotada pela Susam, três quartos dos pacientes não foram de urgência, e, sim, envolvendo situações de menor gravidade, como casos de gripe, cefaleia e alteração de pressão arterial.

O secretario-adjunto destacou que foram atendidos alguns casos de acidentes de trânsito, com destaque para a zona norte da cidade, onde as ocorrências superaram as demais áreas de Manaus. Ele destaca que o número reduzido de atendimentos é reflexo das medidas adotadas pelo Governo Estadual, entre elas as de segurança e fiscalização de trânsito.

*Com informações da Agecom