Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Inauguração da Arena da Amazônia passa para janeiro e altera cronograma de testes

O pedido de adiamento na data de entrega oficial do estádio multiuso foi feito pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo, que quer a presença da presidente Dilma Rousseff em Manaus. Omar Aziz, governador do Amazonas, disse durante visita ao estádio da Colina que já acatou a solicitação

Governador Omar Aziz afirma que segurança nas obras da Arena da Amazônia é prioridade e acata pedido de Ministro: inauguração oficial só em janeiro

Governador Omar Aziz afirma que segurança nas obras da Arena da Amazônia é prioridade e acata pedido de Ministro: inauguração oficial só em janeiro (Lucas Silva)

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse na manhã desta quarta-feira (4) que solicitou ao governador Omar Aziz que a inauguração da Arena da Amazônia, que está com 91% de suas obras concluídas, seja feita na segunda quinzena de janeiro do próximo ano. Segundo o ministro, ele fez o pedido por conta da agenda da presidente Dilma Rousseff, que deseja participar da inauguração.

A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na Costa do Sauípe (BA), dois dias antes do Sorteio Final da Copa do Mundo de 2014

“Por conta de agenda e porque já havia compromissos da presidente Dilma, eu falei com os governadores do Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul para que deixassem todas as inaugurações para janeiro”, afirmou o ministro.

Omar Aziz, que visitou as obras do Estádio da Colina também na manhã desta quarta-feira, disse que não irá apressar as obras da Arena da Amazônia, pois a segurança dos funcionários é a prioridade.

"Confio na Andrade Gutierrez (empresa responsável pelas obras da Arena). Se não der para entregar a Arena do dia 20 (de dezembro, data de entrega prevista desde o primeiro semestre de 2013), não vou acelerar a obra e colocar a vida de ninguém em risco", disse.

Essa mudança de data, porém, muda todo o cronograma que estava previsto para o estádio multiuso que será palco de quatro jogos durante a competição mundial. Segundo Aziz, é provável que no próximo dia 20 aconteça o que deve ser uma "inauguração técnica", abrindo o espaço para visita de um número controlado de pessoas. Isso se a UGP Copa liberar a parte interna a tempo, a primeira a ser concluída.

A inauguração oficial, com a presença da Dilma Rousseff, ficaria para o dia 15 de janeiro, como confirmou o Governador, e o primeiro jogo testeprovavelmente apenas para o mês de fevereiro. O jogo de abertura entre Rio Negro e Nacional está sem data, sendo que o novo dia será marcado para depois da cerimônia de abertura.

"Mas vai ser como estava previsto, inicialmente apenas para 10 mil pessoas, sendo que os mais de 3 mil operários e suas famílias terão prioridades", assegurou Aziz.

“Nós queremos que esses estádios sejam entregues o quanto antes possível porque eles precisam ser submetidos ao que FIFA chama de eventos-testes, ou seja, o funcionamento do estádio precisa ser testado, a acessibilidade, as partes hidráulica e elétrica, o setor de alimentação, a entrada e a saída dos torcedores, a segurança”, explicou Rebelo.

Segundo o ministro, todas essas áreas precisam ser submetidas a esses eventos testes que são importantes para evitar problemas ocorridos na Copa das Confederações. “A expectativa é que esses estádios sejam entregues dentro do prazo”, ressaltou. A administração das arenas serão repassadas para a FIFA somente no final de abril.

Durante visita à Arena da Amazônia na terça-feira (3), Omar Aziz já tinha chegado a falar que alterações na data de entrega não fariam diferença, pois não haverá nenhum jogo nesse final de ano e o Governo quer ter a responsabilidade de entregar um estádio com segurança.

Obras na Colina

O Estádio da Colina, casa do time São Raimundo, está com 65% das obras concluídas e deve ser entregue em fevereiro de 2014, de acordo com a secretária Valdívia Alencar, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

O gramado - que será instalado por peças, diferentemente de como aconteceu na Arena – deve ser finalizado apenas no final de janeiro.

O jogo inaugural do espaço também foi divulgado: será o clássico conhecido como Galo Preto, num duelo entre os times São Raimundo e Sul-América. A data não foi repassada, mas a disputa deve acontecer ainda no mês de março.

Destaque para Amazônia

Na abertura de seu discurso, o ministro Aldo Rebelo destacou a Amazônia e a participação de Manaus como sede da Copa do Mundo de 2014.

“O Amazonas é um estado que possui 1,8 milhão de quilômetros quadrados, tem três vezes o tamanho da França e mantém 98% da sua superfície coberta de vegetação nativa. Nós não poderíamos, portanto, deixar de fora essa região do nosso País”, destacou.

Sorteio para compra de ingressos terá inicio dia 8

Em outra coletiva de imprensa realizada na Costa do Sauípe-BA, o Diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil, anunciou que no dia 08 deste mês serão abertas as inscrições para o próximo sorteio de vendas de ingressos dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

A período de inscrições para o segundo sorteio de ingressos será do dia 08 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. Segundo Weil, as expectativas são ainda mais positivas para essa segunda fase “O Brasil bateu o recorde de vendas de ingressos, e esperamos que melhore”, declarou.
 
O Secretário da Copa no Ministério dos Esportes, Luis Fernandes,  que também estava presente, declarou estar satisfeito com o processo e resultado de vendas de ingressos e completou dizendo que apela para que os brasileiros continuem comprando ainda mais ingressos e sejam maioria nos estádios. “Esse recorde já é um indicador de paixão, entusiasmo e apoio dos brasileiros a Copa do Mundo”, disse ele.

*Com informações da repórter Lorenna Serrão e da assessoria de imprensa da UGP Copa