Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Inscrições para voluntários na Copa do Mundo terminam neste domingo (9)

Grupo deverá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros de mídia. Número de inscritos já passou de dois mil e meta é aumentar em 20%

Voluntários devem atuar em áreas de grande fluxo prestando informações a população

Voluntários devem atuar em áreas de grande fluxo prestando informações a população (Divulgação)

Encerram-se no próximo domingo (16) as inscrições para as pessoas que quiserem se tornar voluntárias na Copa do Mundo FIFA 2014. O procedimento deve ser feito pelo site. Na capital amazonense, o programa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização, que irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia. Caberá aos voluntários prestar informações à imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

“Para a Copa do Mundo deste ano existe o voluntariado FIFA e o Brasil Voluntário. Para o primeiro, as inscrições já encerraram e foram destinadas à orientação dentro dos estádios. Já o segundo, é direcionado para aquelas pessoas que vão atuar nas proximidades do estádio e locais turísticos. Mas, ambos são interligados e importantíssimos para o sucesso do Mundial. Por isso, estamos recrutando a população para participar do programa”, enfatizou a gestora estadual do Brasil Voluntário, Ozeneide Casanova.

Ela lembrou que o primeiro teste de voluntariado para a Copa foi realizado no último domingo (9) quando 300 estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) atuaram como voluntários na partida inaugural da Arena da Amazônia, realizada entre Nacional, do Amazonas, e Remo, do Pará. Para ela, os resultados foram positivos e despertaram o interesse da comunidade.

“Os estudantes ficaram em pontos estratégicos de acesso ao estádio, como nos portões de entrada e na área das arquibancadas. Ao final, eles foram elogiados pelo trabalho que prestaram e conseguiram aguçar a curiosidade de algumas pessoas sobre o voluntariado. É importante frisar que já passamos dos dois mil inscritos, mas nossa meta é aumentar mais em mais 20%. Não é necessário saber outra língua para participar e a exigência mínima é que a pessoa seja maior de 18 anos e tenha disponibilidade para atuar em sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de quatro horas diárias”, explicou a gestora.

Para alavancar o número de inscritos no programa, o titular da Semjel, Fabrício Lima, afirmou que vai convocar todos os servidores públicos da pasta a participarem do “Brasil Voluntário”. “Se o Governo e a Prefeitura estão tentando implantar a cultura do voluntariado em Manaus, temos que começar pela nossa casa. Nós faremos a nossa parte com muito orgulho e esperamos ser um exemplo a ser seguido”, comentou. 

Inscrição e capacitação

Aos interessados em participar do “Brasil Voluntário”, é necessário preencher o formulário exclusivamente pela internet. Após o procedimento, deve-se aguardar a convocação por e-mail para realizar a capacitação, que será a distancia e presencial. 

O treinamento presencial tem duração de quatro fins de semana e será realizado entre os meses de maio e junho. Durante o processo de treinamento, será avaliado o perfil de cada pessoa, para que desta forma ela possa ser encaminhada à área de atuação que melhor se encaixar. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado.

"No mês de maio será feito o treinamento presencial em quatro finais de semana. Dois sob a responsabilidade da UnB (Universidade de Brasília), abordando sustentabilidade, segurança, primeiros-socorros e o fornecimento de informações, bem como histórias sobre a Copa. Nos outros dois finais de semana, cada sede capacitará os participantes com informações sobre o turismo local, mobilidade urbana em torno do estádio", contou Ozeneide. 

Os voluntários do programa receberão vale-transporte, alimentação, uniforme, treinamento. Ao final, receberão também um certificado da Unb e outro da UEA.

*Com informações da assessoria