Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Interior domina lista de locais para hospedar seleções na Copa

Comitê organizador da Copa do Mundo divulgou a primeira lista dos locais que servirão como CT para as seleções

Estádio Vila Belmiro, em Santos

Estádio Vila Belmiro, em Santos (Divulgação)

O comitê organizador da Copa do Mundo divulgou nesta quarta-feira a primeira lista dos locais que servirão como CT para as  seleções da Copa. A lista tem 54 locais, mas será completada até o final do ano que vem.

Do total, 30 são da região Sudeste e 14 do Sul, 4 do Norte, 3 do Nordeste e três do Centro-Oeste (todos em Goiânia). O estado de São Paulo tem 20 locais aprovados, sendo apenas um na capital. O estado do Rio de Janeiro teve apenas três locais aprovados e nenhum no Rio.

Apenas três cidades-sede da Copa de 2014, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, tem locais para receber seleções na Copa. Além dessas, Maceió, Florianópolis, Vitória, Goiânia, Palmas, Macapá, Boa Vista e Belém são as capitais que tiveram candidaturas aprovadas.

Ao longo de quase dois anos, o COL inspecionou 278 locais que se candidataram. Entre as regras que eles precisavam atender estavam a proximidade de um hotel aprovado pela Fifa e que ambos assinassem contrato com a Match, empresa que cuida de hospedagens para a Fifa. Outras restriçes era a distância de um aeroporto.

O diretor do COL, Ricardo Trade, afirmou que está mais difícil fechar com hoteis do que com os campos, en razão das várias exigências da Fifa, como um padrão mínimo, pelo menos 50 quartos disponíveis e andares inteiros reservados para a seleção.

Apenas três grandes clubes brasileiros já tiveram seus CTs aprovados para receber as Seleçõe estrangeiras antes e durante a Copa do Mundo de 2014.

Santos, com o CT Rei Pelé, Palmeiras, com a Academia, e o Cruzeiro, com seu CT mais antigo, a Toca 1. Além desses, foram escolhidos 30 estádios, sendo o mais famosos a Vila Belmiro e o Serra Dourada. O COL não quis informar se os CTs de Corinthians e São Paulo estão reservados para servirem como Campos Oficiais de Treinamento, mas o LANCE apurou que estão, bem como a maioria dos CTs dos grandes clubes que não aparecem na lista desta quarta-feira. No início do ano, o presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares recuou-se a ceder um campo para esse fim, afirmando que a Fifa não paga nada por isso, nem mesmo pelas reformas que possa exigir que sejam feitas.

Segundo as regras da Fifa, o país-sede precisa  disponibilizar pelo menos 64 locais para CTs. O COL estima que haverá de 75 a 80 aprovados. A partir do dia 1° de setembro, os paises já podem indicar suas preferências. Mas as contratações só serão feitas após os sorteio dos grupos da Copa de 2014, no final de 2013.