Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Kickboxing no Amazonas

Apesar de ser pouco conhecido do estado o Kickboxing vem conquistando seu espaço nas academias e nos centros esportivos locais

No Amazonas não realizados apenas torneio entre as academias e os centros esportivos locais

No Amazonas não realizados apenas torneio entre as academias e os centros esportivos locais (Divulgação)

O Kickboxing considerado uma arte marcial moderna, surgiu nos Estados Unidos em 1970, e foi criado por caratecas que cansaram das competições tradicionais e resolveram inovar utilizando as mãos e os pés nos combates. Suas regras foram feitas a partir de outras modalidades como o Boxe, Kung Fu, Muay Thai, Karaté e Tae Kwondo.

No Amazonas o esporte ainda é pouco conhecido, o estado não possui uma federação de Kickboxing, mas é filiado a entidade de Pernambuco.

Jimminy de Souza (22), segurança e estudante de Educação Física, é uma das três pessoas que tem autorização para ministrar aula de Kickboxing no estado. “Existem pessoas por aí que se consideram aptas a dar aula de kickboxing, mas na verdade, é preciso ter a faixa preta e o certificado de uma Federação”, explica o professor.

Jimminy ensina jovens e adultos no Centro Social Urbano (CSU) do Parque dez, Zona Centro-Sul de Manaus, três vezes por semana. Ele fala sobre os procedimentos para participar das aulas. “Os menores de 18 anos precisam apresentar o boletim escolar e uma autorização dos pais. Os adultos devem apenas pagar uma taxa de R$ 25”, completou o segurança.

Kyrk Haydn (17), um dos alunos de Kickboxing disse que começou a praticar o esporte apenas por curiosidade, mas com o tempo gostou e resolveu chamar os amigos e até a namorada. “Estava passeando aqui pelo CSU e vi que estava rolando a aula de Kickboxing, me aproximei e comecei a participar das aulas e depois chamei a minha turma também. Acho que é um esporte importante, que dá condicionamento físico e ainda serve como defesa pessoal, mas nós como iniciantes devemos ter consciência de que só podemos utilizá-lo mesmo para competir”, disse o estudante.

Para praticar o Kickboxing são necessários alguns equipamentos de proteção individual, como luvas, botas, caneleiras e protetor bucal.

O esporte que é dividido em seis modalidades: Musical Forms, Semi Contact, Linht Contact, Full Contact, Low Kicks e K1 Rules.

Ordem dos cintos

Branco, amarelo, laranja, azul, verde, vermelho, marrom e preto.

Quando se atinge o nível do cinto preto, a progressão ára um grau mais elevado é feita através de graus de Dan, demonstrado por riscas no cinto, por exemplo, um praticante de 1º Dan tem direito a usar um cinto preto com uma risca.

Como o Amazonas não tem Federação, aqui só é possível conquistar até o cinto marrom. Para conseguir o cinto preto o atleta precisa competir em um estado que possua uma Federação. Também não é possível realizar nenhuma competição sem autorização da Federação de Pernambuco. Por isso, só acontecem torneios entre as academias e os centros esportivos.

Federação Amazonense

Para criar a Federação Amazonense de Kickboxing é preciso ter pelo menos cinco pessoas com graus mais elevados, ou seja, com cintos pretos, mas até hoje o Estado tem apenas três representantes.