Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

CT para a Copa receberá o nome de Carlos Zamith

As homenagens não vão parar por aí. O imenso acervo acumulado durante anos de pesquisa sobre a história do futebol, dos clubes e jogadores de Manaus e de outros elementos da cultura do Amazonas do jornalista Carlos Zamith também deve ganhar um espaço aberto ao público para visitação

Pesquisador do futebol amazonense dará nome a novo estádio: Carlos Zamith

Pesquisador do futebol amazonense dará nome a novo estádio: Carlos Zamith (Euzivaldo Queiroz)

O jornalista e historiador Carlos Zamith dedicou a vida resgatando a memória do futebol amazonense. Graças a esse incansável trabalho, seu nome está eternizado na crônica esportiva do Estado. Mas, nesta segunda (29), apenas dois dias após seu falecimento, o governador Omar Aziz (PSD) divulgou uma nota oficial informando que o nome do Campo Oficial de Treinamento do Coroado (COT), que será construído pelo Governo naquele bairro, na Zona Leste de Manaus, já tem nome: é Carlos Zamith.

A notícia deixou os familiares do autor do livro Baú Velho emocionados. “Estamos muito felizes. Nesse momento difícil é sempre um conforto saber que o nome do meu pai será eternizado em um estádio de futebol”, disse o filho Carlyle Zamith, que ao ser informado, estava na casa do pai acompanhado de toda família.

As homenagens não vão parar por aí. O imenso acervo acumulado durante anos de pesquisa sobre a história do futebol, dos clubes e jogadores de Manaus e de outros elementos da cultura do Amazonas do jornalista Carlos Zamith também deve ganhar um espaço aberto ao público para visitação. Esse é o desejo revelado, ontem, pelo deputado estadual Belarmino Lins (PMDB). Segundo o parlamentar, logo em seu primeiro pronunciamento na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na quinta-feira, ele apresentará uma propositura para a criação do Museu Carlos Zamith.

“O Carlos Zamith, não só pelo que produziu para o desporto do Amazonas, mas também pelo que produziu em termos históricos enquanto conhecedor da história política do Estado, para todos nós, foi um fenômeno que não pode ser esquecido. Por isso vou apresentar, tão logo que a Assembleia reabrir suas atividades, uma indicação ao governador Omar Aziz e ao prefeito Artur Neto (PSDB) solicitando que Governo e Prefeitura assumam o acervo cultural e histórico de Carlos Zamith”, disse o deputado, que já pensou até no local para acolher o acervo do Museu Carlos Zamith. “Ele poderia ocupar o espaço do Museu de Numismática, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro da cidade. Já autorizei a minha assessoria a entrar em contato com a família do Zamith para nos entendermos sobre a preservação de tão importante acervo, que é parte de nossa memória e de nossa história”, adiantou Lins.

De acordo com a assessoria do parlamentar, o contato com a família será feito somente na semana que vem, em respeito ao luto deles. Carlyle Zamith também mostrou-se entusiasta da iniciativa. “Estamos muito contentes com essas mobilizações. Sem dúvida é uma ótima ideia a criação de um museu. Meu pai escreveu para todos. E todos devem ter acesso a sua obra”, comentou emocionado.

Espaço na Arena

Quem também manifestou interesse na criação de um espaço para preservar a memória do nosso futebol foi o coordenador da Unidade Gestora da Copa do Mundo em Manaus (UGP-Copa), Miguel Capobiango.

 “Apesar do projeto da Arena da Amazônia não reservar um espaço físico para um museu, não vejo problema em, depois da realização da Copa do Mundo, separar um ou dois camarotes para criar um museu do futebol. Ele poderia conter grande material virtual para que acolhesse o máximo de assuntos e documentações possível. Assim, poderíamos contar com o material fantástico de pessoas que dedicaram a vida ao futebol e ao desporto amazonense, como o historiador Carlos Zamith, o responsável pelo complexo do Vivaldo Lima, Ariovaldo Maliza, o criador da Federação Amazonense de Futebol, Flaviano Limongi, o artista Sérgio Cardoso, que tem uma vasta obra ligada ao futebol amazonense, ao radialista Arnaldo Santos e ao Peladão, que é conhecido mundialmente”, enumerou Miguel, amigo pessoal de Carlyle Zamith.

A família do jornalista Carlos Zamith informou nesta segunda (29) que a missa de sétimo dia do patriarca será na sexta-feira, na Igreja Nossa Senhora do Sameiro.