Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Com a bênção do papa Francisco, Seleção do Vaticano vai a campo

Fã confesso de futebol, o pontífice aprovou a iniciativa esportiva e a equipe da Santa Sé já tem partida marcada para o próximo domingo (10), na Alemanha

Papa Francisco, torcedor do San Lorenzo, aprovou a ideia da nova Seleção do Vaticano.

Papa Francisco, torcedor do San Lorenzo, aprovou a ideia da nova Seleção do Vaticano. (Reprodução/internet)

Torcedor de carteirinha do clube argentino San Lorenzo, que inclusive está na final da Libertadores da América, o para Francisco deu o aval para a Cidade do Vaticano montar uma seleção. A recém-criada equipe estreará nos gramados contra os veteranos do Borussia Monchengladbach, no domingo do Dia dos Pais, em partida amistosa.

De caráter beneficente, a ideia de criar um time de futebol que representasse o Vaticano surgiu em 2011, no pontificado de Bento XVI, que é alemão e também apaixonado pelo esporte. Mas somente agora foi confirmada pelo papa Francisco. A seleção amadora será formada por funcionários dos correios da cidade, da Secretaria de Estado, da Guarda Suíça Pontifícia e da gendarmaria (força militar).


 A comissão técnica do time da Santa Sé contará com monsenhor Markuz Heinz, um dos organizadores; Domenico Ruggero, coordenador de futebol; Gianfranco Guadagnoli, treinador e Paolo Rotundi, dirigente acompanhante.

"Quando o Papa soube, aplaudiu a iniciativa. Conhecemos o seu espírito esportivo. Os dois papas viram de modo claro a importância do esporte", disse o monsenhor Guillermo Karcher, um dos organizadores do jogo, em entrevista à Rádio Vaticano.

Mesmo tendo o direito de se filiar à Fifa ou à Uefa, os organizadores da “seleção do papa” preferem não disputar jogos oficiais. E ressaltam que a iniciativa visa disponibilizar atividades diferentes por aqueles que habitam o Estado.